A Segurança Pública de Indaiatuba é destaque em pesquisa divulgada pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), em fevereiro. Os moradores participantes classificaram o serviço prestado, em 2022, com Alto Grau de Satisfação. Com 748 pontos, o município está 161 pontos acima da média de 581 pontos entre as demais Cidades de Médio Porte.
A publicação informa que os principais fatores analisados no último ano foram os índices reduzidos de criminalidade, homicídios, roubos e furtos, além dos investimentos em tecnologia de operações táticas e equipamentos, desde novas viaturas até cursos de qualificação para profissionais.
O resultado conquistado de 75,4% em dezembro de 2022 (8,6% de ótimo e 66,8% de bom) supera o mesmo período de 2021, quando a Segurança recebeu 71,7%. Já na análise de todo o período entre novembro de 2020 e dezembro de 2022, a aprovação obtida na pesquisa mais recente supera os levantamentos realizados nos últimos dois anos, atingindo maior aprovação entre os moradores.
INDSAT
A Indsat mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
As cidades avaliadas pela Indsat foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a Indsat utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2023, a previsão é de que Indaiatuba alcance 247.890 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).