Por Patrícia Lisboa

Na sexta fase da Operação Lesa Pátria – deflagrada para identificar participantes e financiadores dos atos golpistas ocorridos, no dia 8 de janeiro deste ano, em Brasília (DF) – a Polícia Federal (PF) cumpre, nesta terça-feira (14/2), oito mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal, em Brasília, informou ao DROPES que as prisões ocorreram em Indaiatuba (SP), Inhumas (GO), Santo Antonio da Platina (PR), Governador Valadares (MG), Coronel Fabriciano (MG) e, uma pessoa de Ouro Preto (MG) foi presa em Uberlândia (MG). Os nomes dos presos não foram informados.

Até o início desta tarde, seis dos oito mandados de prisão já tinham sido cumpridos pela Polícia Federal.

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, informa a PF.

ATOS GOLPISTAS

Na tarde do domingo, 8 de janeiro, apoiadores radicais do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), invadiram o Congresso Nacional, em Brasília, após confronto com a Polícia Militar. Houve quebra-quebra generalizado nas sedes dos Três Poderes: Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF). “Os indivíduos promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas Instituições”, afirma a PF.

DENÚNCIAS

Ainda de acordo com a Polícia Federal, a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

Quem tiver informações para identificação dos participantes dos atos golpistas pode enviá-las para o e-mail [email protected].

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *