A Secretaria de Saúde de Indaiatuba, em parceria com a UniMAX, abre novas inscrições para o Projeto 100% Saúde, a partir de 1º de fevereiro. Os interessados devem comparecer no plenário da Câmara Municipal de Indaiatuba, às 18h, munidos de documentação (CIC, RG, Cartão SUS e Comprovante de Vacinação Covid-19) para pesagem, medidas antropométricas e preenchimento de questionário.
O Projeto 100% Saúde tem como foco promover mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida de pessoas com sobrepeso, obesidade mórbida ou para quem busca ter uma relação mais saudável com a comida.
TRATAMENTO
O tratamento presencial gratuito será retomado a partir de 1º de fevereiro, na Câmara Municipal de Indaiatuba, localizada na Rua Humaitá, 1167, Centro, todas as quartas-feiras. Ao todo, 150 pacientes devem participar dos encontros semanais que contam com palestras e orientações prestadas por uma equipe composta por médico cirurgião bariátrico, nutricionista e psicóloga.
Nos últimos anos, foram atendidas aproximadamente seis mil pessoas que juntas eliminaram mais de 12 toneladas. O Projeto foi criado em 2015 para atender os pacientes com sobrepeso ou obesidade mórbida interessados em fazer reeducação alimentar ou cirurgia bariátrica (de redução do estômago) em busca do bem-estar físico e mental.
CIRURGIA BARIÁTRICA
“Os que almejam a cirurgia bariátrica devem seguir as diretrizes da Unicamp para realização do pré-operatório. Após eliminar aproximadamente 10% do peso inicial no Projeto 100% Saúde, os participantes do grupo bariátrico são liberados para continuar seu tratamento com a Unicamp, liderado pelo gastrocirurgião Dr. Elinton Adami Chaim. Lá os pacientes continuarão com o tratamento, assistindo palestras e acompanhando o controle de peso”, explica o educador Ítalo Gomide Alves, diretor do Projeto 100% Saúde.
Na sequência, após a constatação do esforço do paciente atingindo o peso necessário, ele é encaminhado para a cirurgia, momento no qual os familiares são convocados para uma reunião esclarecedora sobre a bariátrica, e o pós-operatório, além de assinarem um Termo de Compromisso e Autorização.
A Secretaria de Saúde de Indaiatuba continuará o tratamento do participante residente de Indaiatuba na Unicamp, ofertando transporte semanal e acesso gratuito aos medicamentos de uso contínuo pós-cirúrgico.
Após acompanhamento mensal pós-cirúrgico na Unicamp, o paciente é liberado para iniciar o processo de cirurgias plásticas reparadoras, também na Unicamp.
SERVIÇO
Projeto 100% Saúde – inscrições abertas
Local: Plenário da Câmara Municipal de Indaiatuba
Endereço: Rua Humaitá, 1167 – Centro
Atendimentos: todas as quartas-feiras, às 18h, a partir de 1º de fevereiro
Quem pode participar: portadores de sobrepeso e obesidade mórbida que desejam realizar a reeducação alimentar, cirurgia bariátrica ou a perda de peso.