Por Patrícia Lisboa

Neste domingo (20/11), é comemorado o Dia da Consciência Negra. Vinte de novembro também é a data em que Zumbi dos Palmares, líder dos quilombolas, morreu. O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foram instituídos pela Lei Federal nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

Para o Dia da Consciência Negra e para além da data especial, o DROPES traz reflexões do poeta Vini Alceu, da cantora Juliana Alves, da líder do Grupo de Jongo Filhos da Semente, Jociara; do professor de artes, Edgar Paulino e do estudante Matheus Henrique, nos vídeos abaixo.

Todos os entrevistados participaram da Semana da Consciência Negra, neste ano, em Indaiatuba.

O professor de artes, Edgar Paulino, apresentou o bloco escolar Batu-K@ndô, formado por estudantes, entre eles, Matheus Henrique, no sábado (19/11), na Praça Rui Barbosa, onde Jociara e seu Grupo Filhos da Semente também fizeram uma vivência de Jongo, na mesma data.

A cantora Juliana Alves e o poeta Vini Alceu participaram do projeto Jardim das Letras, inserido na Semana da Consciência Negra e que une música e literatura, neste domingo (20/11), no Casarão Pau Preto.

O projeto Jardim das Lestras, neste domingo, também contou com a participação de Zilda Aparecida Pereira Knauft, aluna de teatro da Terceira Idade do Espaço Bem Viver, que fez a leitura de textos literários.

CONFIRA OS VÍDEOS:

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *