Por Patrícia Lisboa
Com 95,7% do público-alvo vacinado contra a poliomielite, doença conhecida como paralisia infantil, Indaiatuba atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era de 95%. Foram vacinadas 12.569 crianças de um total de 13.138 da faixa etária de 1 ano a menos de 5 anos de idade.
“Entre as 10 maiores cidades da região, Indaiatuba foi a única a ultrapassar a marca dos 95% estipulados pelo Ministério da Saúde”, afirma a Secretaria Municipal de Saúde. “No ranking, Piracicaba é a segunda com uma cobertura de 80,3%, seguida por Hortolândia 67,7%, Santa Bárbara d’Oeste 66,5%, Americana 66,5%, Limeira 65,9%, Campinas 63%, Valinhos 51,8% e Sumaré 47,4%”, lista, a Pasta.
Em entrevista ao DROPES, a secretária de Saúde de Indaiatuba, Graziela Garcia, fala sobre as estratégias usadas para chegar ao público-alvo da campanha de imunização. Graziela explica também fatores da mudança de comportamento de parte da população em relação aos imunizantes.
“Na verdade, as pessoas estão cansadas de vacina, neste momento. É até compreensível. Nós passamos muito tempo falando em vacina, vacinação contra a covid (…). O momento, aqui, é de reflexão: estamos saindo de uma pandemia, ainda não saímos totalmente, o esquema vacinal da pandemia foi importante, entendemos que deu trabalho, tanto para o público adulto quanto para os pais levarem as crianças, mas, as outras doenças não deixaram de existir. Então, nós temos que prestar atenção no calendário vacinal rotineiro”, diz a secretária.
CONFIRA O VÍDEO:
A VACINAÇÃO CONTINUA
A vacina contra poliomielite está disponível para crianças de até 5 anos de idade, em todas as unidades básicas de Indaiatuba, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 7h30 às 16h30.