A Secretaria de Saúde de Indaiatuba comprou três novos equipamentos de raio X digital, dois deles fixos, que serão utilizados no Centro de Oncologia e no Hospital Dia, e outro móvel, que já está em funcionamento na UPA-24H. O valor do investimento foi de R$ 1.656.544 nos três equipamentos.
O equipamento móvel é o primeiro do tipo a ser adquirido no Estado de São Paulo e o quinto no Brasil. “A utilização de equipamentos radiológicos digitais torna os exames rápidos, práticos e sustentáveis”, afirma a Pasta.
PRATICIDADE
Com esse novo aparelho móvel, os pacientes da UPA não precisam mais se deslocar até uma outra sala apenas para a realizar o raio X. O equipamento pode ser levado até a pessoa e, inclusive, é possível realizar o exame com a pessoa sentada ou deitada”, explica a secretaria.
ECONOMIA
Os novos equipamentos também agem na preservação do meio ambiente, pois não há o uso de reagentes químicos para revelação de exames por imagem digital. Há também a economia de energia elétrica, água e custos, pois a processadora (equipamento utilizado na tecnologia analógica) necessita de um fluxo contínuo de renovação de água e reagentes químicos, além do uso de uma câmera escura para revelação do filme. Estima-se que haja uma economia de mais de R$ 100 mil por ano.
Existe ainda um aumento na qualidade das imagens, com o raio X digital, o que pode evitar reincidências e, consequentemente, deixa de expor o paciente desnecessariamente à radiação ionizante.
CAPACIDADE
Com isso, o fluxo de atendimento se torna mais produtivo e rápido porque não há a necessidade de repetição de exames. Isso significa que mais pacientes podem ser atendidos por dia. Estudos primários apontam um aumento de 40% da capacidade de atendimento com a implantação dos equipamentos digitais.