Os Programas de Educação Ambiental Educa Água e Na Trilha das Águas, coordenados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e pela Prefeitura de Indaiatuba, atenderam 25.679 alunos de Indaiatuba da cidade e região de janeiro a setembro deste ano.

O Programa Educa Água tem como objetivo aumentar a disponibilidade hídrica por meio da redução do consumo de água, com ações e informações sobre a importância do uso consciente, e foi desenvolvido com todos os alunos do Ensino Básico do município.

Também foram disponibilizados para os estudantes tabletes, dispositivos eletrônicos, contendo seis vídeos de animação com os temas: Ciclo da Água, Estados da Água, Bacia Hidrográfica, Tratamento de Água, Água é Vida e Onde Está a Água.

O Programa na Trilha das Águas, por sua vez, leva os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino e de escolas da região ao Museu da Água, para despertar neles uma consciência ambiental.

No Museu da Água, as visitas são guiadas por monitores que dão informações sobre a importância da água de uma forma ampla, contando e vivenciando em uma exposição a história do abastecimento, em Indaiatuba.

A visita termina com uma trilha no entorno da Represa do Cupini, primeira captação de água para abastecimento público de Indaiatuba, que é formada por uma nascente, onde as crianças têm a experiência de beber água diretamente da nascente.

No passeio, os estudantes recebem informações sobre a mata ciliar no entorno do lago, formada por Mata Atlântica e Cerrado. O Programa também atende uma das diretivas do Programa Verde Azul do Governo do Estado.

“Atividades como essas são de grande importância para a formação de cidadãos conscientes de seu papel na preservação do planeta através de mudanças no consumo dos nossos recursos naturais, tão importante para a manutenção da vida”, defende o Saae.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *