Como antecipou a reportagem do DROPES, no próximo sábado (24/9), a histórica Locomotiva a Vapor Nº 10, batizada de “D. Pedro II”, será colocada em funcionamento no Museu Ferroviário de Indaiatuba e o público ainda poderá conferir os trabalhos de 20 expositores da Feira das Artes de Indaiatuba, em programação especial que acontece das 9h às 12h. O funcionamento da locomotiva será apenas como atração turística e não para transporte de passageiros.

A iniciativa é do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Fiarte (Associação Indaiatubana de Artesanato e Artes Plásticas). A realização é da Prefeitura de Indaiatuba.

Inaugurado em 2004, o Museu Ferroviário de Indaiatuba ocupa a antiga Estação Ferroviária da Sorocabana Railway em Indaiatuba, cuja obra foi concluída em 1911. Em 2021, o prédio passou por revitalização e foi entregue à população em dezembro daquele ano. O local abriga ainda o PIT – Ponto de Informação Turística.

A Locomotiva a Vapor Nº 10, que pertenceu ao Imperador Dom Pedro II, também foi inteiramente revitalizada, seguindo todas as diretrizes da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), responsável pelo restauro. O Museu Ferroviário de Indaiatuba fica na Praça Newton Prado, s/nº, no Jardim Pompeia. Mais informações pelo telefone (19) 3816-4917.

FEIRA DAS ARTES

A Feira de Artes de Indaiatuba chega ao Museu Ferroviário de Indaiatuba exclusivamente, neste sábado (24/9), com cerca de 20 expositores da Feira de Artes de Indaiatuba, com trabalhos em artes criativas, crochês, patchwork, couro, bijuterias, mandalas, pintura em tecido, trabalho em madeira e bonecas em tecido, além de tortinhas salgadas, docinhos, doces em pote, entre outros.

Realizada todos os sábados na Praça Rui Barbosa, no Centro, das 9h às 13h, a Feira das Artes de Indaiatuba conta atualmente com diversos expositores e variedade em técnicas de artesanato, com trabalhos em biscuit, crochê, tricô, marchetaria, pintura em tela e tecido, e muito mais.

CONFIRA O VÍDEO:

Share:

1 Comment

  • Maria Virgínia Domingues Vicente, 21/09/2022 @ 12:18h Reply

    Poderiam estender a estrada de ferro até Salto ou Campinas como fizeram em Itu/Salto ou Campinas/Jaguariuna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *