A Praça Otavio Javali e o Quintal, um espaço de educação ambiental que foi construído na Praça Grupo da Terceira Idade Viver a Esperança, e está integrado ao Ecoponto de Inertes do Jardim Eldorado, em Indaiatuba, serão inaugurados na sexta-feira (16/9).
A cerimônia vai ser aberta para a população, a partir das 18h, com a apresentação da Orquestra de Viola Caipira e presença de autoridades.
As duas áreas de lazer estão localizadas na Rua Reverendo Eliseu Narciso, uma de frente para a outra. O Quintal foi pensado para ser uma sala de aula a céu aberto, com o objetivo de reforçar para as crianças a importância dos espaços de entrega voluntária de materiais disponíveis na cidade e o cuidado com o meio ambiente. Já a Praça Otávio Javali, segue o padrão de lazer que atende toda a família.
QUINTAL
Instalado ao lado do Ecoponto de Inertes do Jardim Eldorado, o Quintal foi construído nas dependências da Praça Grupo da Terceira Idade Viver a Esperança com o objetivo de conectar educação e lazer de forma lúdica.
Logo na entrada, um “gari da limpeza” dá as boas-vindas aos visitantes e lembra que a limpeza urbana é coisa séria. Por meio de cartazes, ele ensina que para manter a cidade limpa e preservada também se faz necessária a participação de cada cidadão, seja separando o lixo corretamente em casa ou não sujando as ruas.
O espaço conta com um jogo de tabuleiro gigante no qual os piões serão os próprios participantes, que terão que se movimentar para escolher o descarte mais adequado para as ilhas ecológicas ou ecopontos. Nesta etapa da brincadeira, as crianças vão aprender a diferenciar um serviço do outro. As ilhas ecológicas são pares de contêineres subterrâneos espalhados pela cidade para receber plásticos em geral, latas de alumínio, papel e papelão, além de óleo de cozinha usado, corretamente embalado. Os Ecopontos são estruturas maiores que, além de resíduos que podem ser reaproveitados, recebem itens volumosos como sofás, geladeiras e colchões, pequenos montantes de entulhos de obras, eletroeletrônicos, latas de tinta, pneus, lâmpadas, pilhas e baterias.
A dinâmica também irá abordar o plano de arborização, ensinando como a família pode solicitar uma árvore através do “Clique Árvore”, ferramenta disponível no site da Prefeitura, e toda a sua importância para a qualidade de vida dos indaiatubanos.
Além do jogo, o local conta com quiosque para piquenique, bebedouros e brinquedos que remetem ao serviço de limpeza urbana: sacos de lixo que são trepa-trepas, um escorregador e labirinto em formato de caminhão da coleta, símbolo da limpeza urbana, e latas de tintas de pula-pula.
Os pets serão bem-vindos e ganharão um cantinho cercado exclusivamente para eles, no projeto.
CÁPSULA DO TEMPO
Durante a inauguração, na sexta-feira (16/9), a população poderá participar de uma atividade especial que será realizada no Quintal: a cápsula do tempo. Ela irá guardar o desejo das pessoas para a cidade de Indaiatuba, em relação à limpeza, nos próximos cinco anos.
O compartimento será enterrado e só será novamente aberto em 2027. Uma placa contará a sua história aos demais frequentadores que por ali passarem. O espaço será aberto ao público e visitas monitoradas de escolas poderão ser agendadas por meio do telefone (19) 3825-3355 ou [email protected].
PRAÇA OTÁVIO JAVALI
Com a urbanização da praça Otávio Javali, os moradores do Jardim Eldorado e região ganharão uma área de lazer completa para atender toda a família, com playground, academia ao ar livre, pista de caminhada e meia quadra de basquete. O espaço foi todo iluminado para garantir a segurança dos frequentadores, recebeu bancos, lixeiras e um paisagismo que completa o projeto.
A praça conta com 5.860m² e está localizada na Rua Reverendo Eliseu Narciso, nas confluências das ruas do Badin e Francisco Denny, no Jardim Eldorado.
ECOPONTO
Ainda na noite de sexta-feira, será feita a entrega oficial do novo Ecoponto de Inertes construído no Jardim Eldorado, que ficou pronto e já entrou em operação na semana passada. Também localizado na Rua Reverendo Eliseu Narciso, esquina com a Rua do Badin, o espaço é mais uma opção para que os munícipes façam o descarte correto de materiais, incluindo entulhos de pequenas reformas. O funcionamento é de segunda a domingo, das 7h às 19h.
O novo Ecoponto segue o modelo já implantado no Jardim João Pioli. Além dos recicláveis comuns como papel, metal, vidro e plástico, o local receberá, de forma gratuita, entulhos e restos de obras de até 1m³, que é o equivalente ao tamanho de uma caixa d’água de mil litros, madeiras e restos de podas, móveis, lixo eletrônico, óleo de cozinha, pneus, lâmpadas, pilhas e baterias.
A proposta do município com o serviço é inibir descartes irregulares em terrenos e áreas verdes da cidade, o que prejudica a limpeza urbana, o meio ambiente e a saúde pública.