Por Patrícia Lisboa

Em 2024, 20 de novembro, nesta quarta-feira, é feriado nacional, no qual é celebrado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

A data, instituída pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011 e que já era feriado em alguns estados do Brasil, é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade. Além disso, este é um dia para refletirmos sobre a importância do combate ao racismo e promoção da igualdade racial.

Em Indaiatuba, a efeméride foi marcada pela 3ª Caminhada Antirracista realizada pelo Conselho de Promoção de Igualdade Racial de Indaiatuba (Compir), na manhã desta quarta-feira (20/11). A concentração foi em frente ao Casarão Pau Preto, prédio histórico de Indaiatuba, localizado na Rua Pedro Gonçalves, no Centro. No local, a presidente do Compir, Claudenice Souza, fez um breve pronunciamento, no qual falou sobre a necessidade da conscientização sobre a igualdade racional e reforçou que racismo é crime.

A caminhada seguiu pelas ruas Padre Vicente Rizzo e Candelária, fez pausa na Praça Prudente de Moraes, seguiu novamente pelas ruas Candelária e 11 de Julho e encerrou na Praça Dom Pedro II, no Centro.

Confira momentos da caminhada, no vídeo abaixo:

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *