Hoje (1º/12) é o Dia Mundial de Combate à Aids. A comemoração internacional, que conta com o apoio da Organização Mundial de Saúde, está mencionada na Resolução A/RES/43/15 de 27 de outubro de 1988 da 38ª sessão da Assembleia Geral da ONU, em prol da prevenção e controle da AIDS, sendo celebrada com iluminação vermelha em monumentos de vários países do mundo. Mais do que uma data para homenagear vítimas da doença, o dia destaca a importância da prevenção e controle do vírus HIV.

No Estado de São Paulo, desde 2007, a campanha “Fique Sabendo” é uma das principais iniciativas no enfrentamento ao HIV/AIDS e ISTs. Com foco em testagem, diagnóstico precoce e orientação, a ação tem contribuído significativamente para o controle da epidemia, alinhando-se às metas globais de saúde.

O Governo de São Paulo celebra um marco inédito da campanha “Fique Sabendo”, que, neste ano, atingiu a adesão de 100% dos municípios paulistas. Pela primeira vez, as 645 cidades estão mobilizadas na 17ª edição da iniciativa estadual de testagem de HIV e sífilis, reforçando o compromisso com a saúde pública e a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O lançamento oficial da campanha ocorre, neste domingo, 1º de dezembro, em alinhamento com o Dia Mundial da AIDS. A programação da campanha, em Indaiatuba, ainda não foi divulgada.

O uso de preservativo ou camisinha é o método mais conhecido, acessível e eficaz para se prevenir da infecção pelo HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis (ISTs).

(Fontes: Governo de SP, Agência Brasil e Ministério da Saúde)

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *