Destaque

Haoc tem cinco internados com covid-19, menor número desde 6 de maio do ano passado

Por Patrícia Lisboa

O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc), de Indaiatuba, tem cinco pacientes internados com diagnóstico de covid-19, nesta quinta-feira (16/9). Esse é o menor número de pacientes com exame positivo para a contaminação pelo novo coronavírus internados, no Haoc, desde o dia 6 de maio do ano passado – há um ano e quatro meses.

Nas últimas 24 horas, não houve óbito de paciente internado com covid-19, no Haoc. Ocorreram quatro altas de pacientes que tiveram a doença e quatro novas internações de pessoas com sintomas de síndrome respiratória.

No momento, há 16 pessoas com sintomas de síndrome respiratória internadas na ala covid-19, no Haoc, sendo que sete estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que tem 24 leitos, e nove estão na enfermaria, que tem 60 vagas. Do total de internados, cinco já têm exame positivo para a covid-19.

NÚMEROS DOS MESES ANTERIORES

Há um mês, em 16 de agosto, eram 27 pessoas internadas com diagnóstico de covid-19, no Haoc; em 16 de julho, eram 57 pacientes positivados para a doença e a UTI estava com os 24 leitos ocupados. Em 16 de junho, eram 59 pessoas com exame positivo para a covid-19 e a UTI também estava lotada.

A última redução significativa de internações ocorreu em novembro do ano passado, mas, no período – quando a vacinação contra a covid-19 ainda não havia começado (a imunização começou em janeiro deste ano) – a diminuição das internações ocorreu em menor patamar, chegando a oito internados com exame positivo, no dia 12 de novembro. Depois dessa data até 8 de maio, os números foram superiores ao de hoje (16/9).

Em 7 de maio de 2020, também eram cinco pacientes positivados e, em 6 de maio de 2020, o número era menor do que o de hoje: eram quatro pacientes internados com diagnóstico de covid-19.

REFLEXO DA VACINAÇÃO

A redução das internações, como já informou a Secretaria Municipal de Saúde, é reflexo do avanço da imunização contra a covid-19. Ontem (15/9), Indaiatuba alcançou a marca de 50% da população estimada vacinada contra a doença, como informou o DROPES. (Veja aqui).

Até o meio dia de hoje, já tinham sido aplicadas 338.230 doses da vacina, sendo que o total de imunizados (com as duas doses ou dose única) era de 131.861 pessoas – que correspondem a 50,58% dos 260.690 habitantes da cidade, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em agosto deste ano.

Hoje, está sendo aplicada a segunda dose da CoronaVac em pessoas que receberam a primeira dose entre 14 e 20 de agosto. Amanhã (17/9), será aplicada a segunda dose da AstraZeneca em quem recebeu a primeira dose no dia 19 de junho. A vacinação acontece das 9h às 18h, no Centro Esportivo do Trabalhador, que fica na Avenida Conceição, 1885, Cidade Nova 2.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Coluna DROPES estreia na semana do Dia do Jornalista

O novo conteúdo é publicado em parceria com o Jornal Mais Expressão

11 horas ago

Primeira fase de abertura do Centro Esportivo “Rei Pelé” começa na próxima segunda-feira

Funcionamento será em etapas e população terá vários espaços disponibilizados para atividades

18 horas ago

7ª edição da Páscoa Encantada é realizada hoje e amanhã

Evento conta com a participação da Família Coelho e shows, na Praça Prudente de Moraes,…

18 horas ago

BOLETIM DO TEMPO: 11, 12 e 13 de abril de 2025

Nesta sexta e sábado, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia, mas, as chances de…

19 horas ago

Indaiatuba inicia a instalação das armadilhas EDLs recebidas do Ministério da Saúde

Primeiro bairro que recebeu as armadilhas é o Brig. Faria Lima (Cecap), seguido pelo Califórnia

2 dias ago

Governo do prefeito Custódio Tavares completa 100 dias

Mortes por dengue marcam período na área da saúde; Secretaria de Mobilidade Urbana segue só…

2 dias ago