Saúde

Secretaria de Saúde encerra Teleatendimento Covid-19 aos domingos

Com a baixa procura da população pelo serviço de Teleatendimento Covid-19 aos domingos, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu encerrar o serviço neste dia da semana, exclusivamente, mantendo somente o atendimento on-line, das 7h30 às 22h, de segunda a sábado.

Desde a implementação no município, em 18 de junho de 2020, a equipe médica do Teleatendimento Covid-19 realizou 64.562 atendimentos de forma virtual.

Em junho de 2021, a média era de 300 pessoas atendidas por dia, e aos domingos cerca de 200.

Com a baixa incidência de novos casos confirmados da doença, hoje, a média é menos de 150 em dias da semana, sendo que a procura por esse serviço aos domingos é menor que 50%, cerca de 70 consultas virtuais.

O Teleatendimento Covid-19 está inserido na plataforma Minha Saúde, no site da Prefeitura de Indaiatuba, e trata pacientes com sintomas gripais de forma virtual, evitando o deslocamento até uma unidade de saúde.

Para acessar o teleatendimento, o morador de Indaiatuba que apresentar qualquer sintoma de gripe deve acessar o “Minha Saúde” – Teleatentimento Covid-19 pelo site da Prefeitura.

Assim que acessa, o paciente passa por uma triagem, respondendo a um questionário do sistema, que avaliará automaticamente o quadro clínico. Caso sejam sintomas leves o paciente receberá as devidas orientações para se cuidar e recuperar em casa.

Se a plataforma identificar sintomas de maior gravidade, o paciente passará para o atendimento médico on-line (para isso, se necessário, o paciente deverá ativar a câmera e o microfone do dispositivo celular ou computador), e se for apontado a necessidade pelo médico, o paciente poderá ser encaminhado ao serviço de referência para atendimento presencial.

A Secretaria de Saúde vem disponibilizando médicos que ficam disponíveis para as consultas on-line diariamente, das 7h30 às 22h, agora, de segunda a sábado. O médico oferece todas as orientações necessárias, sendo os exames diagnósticos, receitas médicas, resultados de exames, entre outros.

O Teleatendimento Covid-19 foi criado em conjunto pela empresa Tivit e pelo Departamento de Informática da Prefeitura sob supervisão de uma equipe de médicos da Secretaria de Saúde. A plataforma foi idealizada e implementada em aproximadamente dois meses. Além do Teleatendimento Covid-19 é possível acessar o Teleconsulta Especialista, uma opção para os pacientes que já tem um encaminhamento médico e precisam dar sequência no tratamento. Os dois serviços foram lançados em 18 de junho de 2020.

A Secretaria de Saúde continua oferecendo o WhatsApp da Saúde para a população tirar as dúvidas com relação à saúde: (19) 99779-3856.

Patricia Lisboa

Recent Posts

BOLETIM DO TEMPO: 7, 8, 9 e 10 de abril de 2025

Em Indaiatuba, não chove, mas, ocorre muita nebulosidade, nesta segunda; as temperaturas ficam amenas; há…

1 hora ago

Estudo revela que excesso de frutose aumenta o risco de diabetes tipo 2 e doenças no fígado

Pesquisa da USP e da Université Laval, no Canadá, mostra que mudanças intestinais precedem o…

5 horas ago

Colônia Helvetia comemora 137 anos de fundação no dia 14 de abril

Em episódio do PodCast do Dropes, a presidente da sociedade mantenedora, Maria Paula Bannwart Amgarten,…

2 dias ago

PODCAST DO DROPES: Confira o 2º episódio da série sobre a Festa das Nações Unidas de Indaiatuba – Fenui 2025

A conversa é com Maria Paula Bannwart Amgarten, presidente da Sociedade Escolar São Nicolau de…

3 dias ago

Mais Expressão e Portal Dropes confirmam parceria inédita a partir do próximo dia 11

Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…

3 dias ago

BOLETIM DO TEMPO: 4, 5 e 6 de abril de 2025

Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…

3 dias ago