(Arte: Divulgação/RIC/PMI)
Com a baixa procura da população pelo serviço de Teleatendimento Covid-19 aos domingos, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu encerrar o serviço neste dia da semana, exclusivamente, mantendo somente o atendimento on-line, das 7h30 às 22h, de segunda a sábado.
Desde a implementação no município, em 18 de junho de 2020, a equipe médica do Teleatendimento Covid-19 realizou 64.562 atendimentos de forma virtual.
Em junho de 2021, a média era de 300 pessoas atendidas por dia, e aos domingos cerca de 200.
Com a baixa incidência de novos casos confirmados da doença, hoje, a média é menos de 150 em dias da semana, sendo que a procura por esse serviço aos domingos é menor que 50%, cerca de 70 consultas virtuais.
O Teleatendimento Covid-19 está inserido na plataforma Minha Saúde, no site da Prefeitura de Indaiatuba, e trata pacientes com sintomas gripais de forma virtual, evitando o deslocamento até uma unidade de saúde.
Para acessar o teleatendimento, o morador de Indaiatuba que apresentar qualquer sintoma de gripe deve acessar o “Minha Saúde” – Teleatentimento Covid-19 pelo site da Prefeitura.
Assim que acessa, o paciente passa por uma triagem, respondendo a um questionário do sistema, que avaliará automaticamente o quadro clínico. Caso sejam sintomas leves o paciente receberá as devidas orientações para se cuidar e recuperar em casa.
Se a plataforma identificar sintomas de maior gravidade, o paciente passará para o atendimento médico on-line (para isso, se necessário, o paciente deverá ativar a câmera e o microfone do dispositivo celular ou computador), e se for apontado a necessidade pelo médico, o paciente poderá ser encaminhado ao serviço de referência para atendimento presencial.
A Secretaria de Saúde vem disponibilizando médicos que ficam disponíveis para as consultas on-line diariamente, das 7h30 às 22h, agora, de segunda a sábado. O médico oferece todas as orientações necessárias, sendo os exames diagnósticos, receitas médicas, resultados de exames, entre outros.
O Teleatendimento Covid-19 foi criado em conjunto pela empresa Tivit e pelo Departamento de Informática da Prefeitura sob supervisão de uma equipe de médicos da Secretaria de Saúde. A plataforma foi idealizada e implementada em aproximadamente dois meses. Além do Teleatendimento Covid-19 é possível acessar o Teleconsulta Especialista, uma opção para os pacientes que já tem um encaminhamento médico e precisam dar sequência no tratamento. Os dois serviços foram lançados em 18 de junho de 2020.
A Secretaria de Saúde continua oferecendo o WhatsApp da Saúde para a população tirar as dúvidas com relação à saúde: (19) 99779-3856.
Em Indaiatuba, não chove, mas, ocorre muita nebulosidade, nesta segunda; as temperaturas ficam amenas; há…
Pesquisa da USP e da Université Laval, no Canadá, mostra que mudanças intestinais precedem o…
Em episódio do PodCast do Dropes, a presidente da sociedade mantenedora, Maria Paula Bannwart Amgarten,…
A conversa é com Maria Paula Bannwart Amgarten, presidente da Sociedade Escolar São Nicolau de…
Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…
Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…