Prefeito e secretários fazem anúncios sobre a fase vermelha em live (Foto: Reprodução/Facebook)
Por Patrícia Lisboa
Após a decisão do Governo do Estado de colocar todas as regiões paulistas na fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo, de sábado (6/3) ao dia 19 deste mês, o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), em transmissão ao vivo (live), na noite desta quarta-feira (3/3), apresentou as medidas que vão vigorar no período.
O prefeito respondeu a pedidos que, segundo ele, circulam em redes sociais, para que Indaiatuba não feche o comércio não essencial. “Quando vem a decisão de cima (Governo do Estado), a Justiça nos obriga a seguir as regras. Se eu não fizer isso, acabo respondendo processo, cível e criminalmente, pelas mortes que acontecerem por covid na cidade”, explicou Gaspar.
“Entendo que a culpa (pelo avanço da covid-19) não é do comércio. Além do vírus, o causador de tudo isso é a irresponsabilidade de algumas pessoas que insistem em fazer aglomerações, em fazer festas”, acrescentou.
Para coibir as festas e aglomerações, o prefeito prometeu rigor na fiscalização. “Vamos agir de forma dura, enérgica, vamos pegar pesado em cima disso”, garantiu Gaspar.
A secretária municipal da Saúde, Graziela Garcia, frisou que o distanciamento social é imprescindível, neste momento, já que a cidade está com alta transmissão do vírus. Somente nesta semana, já foram registradas seis mortes. Por dia, estão sendo confirmados, em média, 80 casos da doença.
ESCOLAS
Em Indaiatuba, seguindo o Governo do Estado, as aulas presenciais nas escolas da rede municipal – que foram retomadas no dia 8 de fevereiro – serão mantidas durante a fase vermelha, com o limite de 20% da capacidade. A presença do aluno não é obrigatória e não haverá mudança nas regras já estabelecidas.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Rita de Cássia Trasferetti, as escolas da rede particular também podem permanecer abertas. O entendimento é que a escola é um serviço essencial.
No momento, na rede municipal, cerca de 12 mil alunos estão frequentando as aulas presenciais uma vez por semana, com o limite de 20% da capacidade.
“A escola fica aberta para quem precisa”, frisou Rita.
MEDIDAS
A secretária municipal de Relações Institucionais e Comunicação, Graziela Milani, elencou as atividades permitidas e proibidas na fase vermelha. (Confira nos quadros abaixo). A secretária cuja Pasta também é responsável pelo Departamento de Fiscalização destacou que as aglomerações serão dispersadas em qualquer horário e especialmente, das 20h às 5h – que é o período do toque de restrição decretado pelo Governo do Estado.
As atividades religiosas podem ser realizadas na fase vermelha até às 20h com 35% de ocupação.
A partir de amanhã, o Paço Municipal vai reduzir o atendimento ao público em duas horas. Assim, o funcionamento será das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira.
VACINAÇÃO
Até esta quarta-feira, 9.900 pessoas receberam a vacina contra a covid-19 e 3.763 também já tomaram a segunda dose, em Indaiatuba.
Amanhã (4/3), os profissionais de saúde que completaram 28 dias da primeira dose da CoronaVac tomam o reforço.
Na sexta-feira (5/3), será aplicada a segunda dose da CoronaVac nos idosos acima de 90 anos.
No sábado (6/3), será a vez dos idosos de 80 a 81 anos de idade receberem a primeira dose do imunizante.
Para todos, o atendimento é feito no Centro Esportivo do Trabalhador, na Avenida Conceição, 1885, Cidade Nova 2, das 9h às 16h, em esquemas drive-thru e convencional, para pedestres.
Ainda não há previsão para a vacinação do grupo de idosos de 77 a 79 anos. A imunização depende da chegada de mais doses para o município.
O prefeito e a secretária municipal de Saúde também informaram que Indaiatuba fará parte do consórcio para a compra de vacinas. Para tanto, terá de ser criada uma lei municipal. O prefeito lembrou, porém, que a dificuldade deverá ser a disponibilidade de doses da vacina para a compra pelos municípios.
NÚMEROS DA COVID-19
Indaiatuba totaliza 361 mortes e 15.221 casos de covid-19 desde o início da pandemia. Dois óbitos e mais 86 casos foram confirmados nesta quarta-feira.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 100% no Haoc, de 100% no Hospital Santa Ignês e de 75% nos leitos alugados pela rede municipal de saúde. Nas enfermarias, a ocupação é de 67% no Haoc e de 93% no Hospital Santa Ignês.
Em Indaiatuba, não chove, mas, ocorre muita nebulosidade, nesta segunda; as temperaturas ficam amenas; há…
Pesquisa da USP e da Université Laval, no Canadá, mostra que mudanças intestinais precedem o…
Em episódio do PodCast do Dropes, a presidente da sociedade mantenedora, Maria Paula Bannwart Amgarten,…
A conversa é com Maria Paula Bannwart Amgarten, presidente da Sociedade Escolar São Nicolau de…
Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…
Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…