Indaiatuba tem 260.690 habitantes (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes)
Por Patrícia Lisboa
A população de Indaiatuba chegou a 260.690 pessoas em 1º de julho de 2021, segundo a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano passado, o município tinha 256.223 habitantes. A diferença é de 4.467 (1,74%) moradores a mais na cidade em apenas um ano.
“Estamos preparados para o crescimento médio de 3% ao ano. Temos um planejamento para os próximos 10 anos, com investimentos definidos para atender a demanda por creches, escolas, hospitais, postos de saúde, malha viária, segurança, abastecimento de água, tudo o que a cidade precisa para atrair novas empresas, para gerar empregos, movimentar o comércio e a economia, sempre com foco na qualidade de vida de nossos munícipes”, comentou o prefeito Nilson Gaspar (MDB), em nota.
As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.
A divulgação das estimativas é feita anualmente pelo IBGE.
Segundo o instituto, as populações dos municípios foram estimadas por procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios.
O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010) e ajustadas.
As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010.
Os efeitos da pandemia da Covid-19 no efetivo populacional não foram incorporados nesta projeção, devido à ausência de novos dados de migração, além da necessidade de consolidação dos dados de mortalidade e fecundidade, fundamentais para se compreender a dinâmica demográfica como um todo.
O Censo Demográfico 2022 trará não somente uma atualização dos contingentes populacionais, como também subsidiará as futuras projeções populacionais, fundamentais para compreender as implicações da pandemia sobre a população em curto, médio e longo prazo.
A população brasileira chegou a 213,3 milhões de pessoas. No ano passado, o Brasil tinha 211,7 milhões de habitantes.
O crescimento estimado da população de 2020 para 2021 foi de 0,74%, de acordo com o IBGE.
A estimativa mostra que os estados mais populosos são: São Paulo (46,65 milhões), Minas Gerais (21,41 milhões) e o Rio de Janeiro (17,46 milhões).
Em episódio do PodCast do Dropes, a presidente da sociedade mantenedora, Maria Paula Bannwart Amgarten,…
A conversa é com Maria Paula Bannwart Amgarten, presidente da Sociedade Escolar São Nicolau de…
Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…
Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…
O calendário de pagamento vai de 24 de abril até 8 de maio
A vítima é uma mulher, de 83 anos; ainda há 876 notificações de casos suspeitos…