Moradores do bairro escolheram as espécies que serão plantadas pela equipe do Click Árvore (Foto: Eliandro Figueira/RIC/PMI)
O bairro João Pioli ficará bem mais arborizado a partir deste sábado (18/9). A Prefeitura de Indaiatuba fará o plantio de 96 mudas de árvores nas calçadas e áreas de lazer do bairro.
A ação é a segunda etapa do Projeto Bairro Verde que foi criado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente com a proposta de reforçar a arborização urbana de Indaiatuba, incentivando os moradores a plantarem árvores nas calçadas das residências. A data do plantio foi escolhida para marcar o Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro.
As atividades no João Pioli terão início às 9h e a concentração será realizada na pracinha localizada na Avenida Artes e Ofícios, cruzamento com a Avenida dos Artífices.
A equipe do Projeto Click Árvore estará conduzindo o plantio, que também terá a parceria da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) e do Grupo UniEduK, que doou parte das mudas.
Os moradores do bairro escolheram as espécies e também ajudarão a plantar.
O prefeito Nilson Gaspar (MDB) e o secretário municipal de Serviços Urbanos, Guilherme Magnusson, participarão da ação, que deve ser repetida em outros bairros do município que apresentam pouca arborização.
A primeira etapa do projeto no bairro João Pioli foi realizada no dia 4 deste mês, com o cadastramento das famílias interessadas no plantio nas calçadas de suas residências.
Equipes formadas por funcionários do Meio Ambiente, do Grupo UniEduK e estagiários da Fiec fizeram visitas nas residências do bairro para explicar os benefícios da arborização urbana e fazer o cadastro das famílias.
Entre as espécies escolhidas pelos moradores estão o resedá rosa e branco, aroeira salsa, flamboyant-mirim, cássia imperial, escova-de-garrafa, manacá-da-serra, oiti, quaresmeira, pata-de-vaca, ipê-amarelo e ipê-branco.
BAIRRO VERDE
O projeto Bairro Verde consiste em um trabalho realizado porta a porta, por meio do qual os funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente em parceria com alunos da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) e da Faculdade Unimax, que pertence ao Grupo UniEduk, oferecem o plantio de mudas nas residências.
É feio um cadastro das famílias, durante o qual é explicada a importância do plantio, as espécies que podem ser usadas nas calçadas, e dar segurança aos moradores de que é possível plantar uma árvore na calçada sem problemas futuros. Nesta fase do projeto o morador esclarece as dúvidas e depois faz a adesão e escolha da espécie de árvore desejada.
A proposta do projeto é dar autonomia e conhecimento aos munícipes para que tenham a liberdade de escolha e facilidade de acesso ao serviço oferecido, permitindo melhorar e aumentar a arborização dos bairros que possuem a carência de árvores.
O projeto piloto foi implantado no bairro João Pioli e terá sequência nos outros bairros que possuem o mesmo diagnóstico de deficiência de arborização.
Vereadores pedem mais planejamento nas intervenções da companhia
Em Indaiatuba, choveu na noite de quinta-feira, mas, não chove nesta sexta e no final…
O óbito ocorreu no dia 10 de março e a vítima foi uma mulher, de…
O prazo para envio das propostas termina no dia 30 de maio
Shows que foram cancelados em virtude da chuva do dia 10 de maio foram remarcados,…
Em Indaiatuba, para se vacinar, a pessoa deve procurar uma das 17 Unidades Básicas de…