Educação

Indaiatuba mantém a previsão de volta às aulas presenciais na rede municipal em agosto

Por Patrícia Lisboa

A Secretaria de Educação de Indaiatuba mantém a previsão de volta às aulas presenciais na rede municipal de ensino em agosto, possivelmente já no dia 2. A expectativa é de um retorno gradual em relação ao limite de alunos atendidos por dia. A data, bem como os detalhes do retorno, serão divulgados em transmissão ao vivo (live) por rede social da Prefeitura, amanhã (27/7), às 19h30.

O prefeito Nilson Gaspar (MDB), o secretário municipal de Educação, Heleno da Silva Luiz Junior, e a secretária municipal de Relações Institucionais e Comunicação, Graziela Milani, participarão da transmissão.

Em entrevista à TV Brasil, no último domingo (25/7), o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha, defendeu a volta das crianças ao ensino presencial, sobretudo nas escolas públicas. Segundo ele, mais de três milhões de crianças brasileiras não têm acesso ao ensino remoto.

“Com a pandemia, regredimos 20 anos na educação brasileira”, afirmou ele. Além disso, fora da escola, essas crianças estão convivendo com problemas nutricionais (muitos tinham a merenda como única refeição do dia), psicológicos, de violência (os professores são uns dos principais denunciantes de violências domésticas praticadas contra crianças) e de socialização.

O secretário disse, inclusive, que no retorno às aulas presenciais a equipe escolar deverá estar mais preocupada com o acolhimento dessas crianças do que com a administração de conteúdo didático. “Nesse momento o apelo é que as crianças tenham acesso à educação presencial de uma forma planejada, escalonada, respeitando os protocolos de saúde, respeitando as escolhas das famílias, mas que não se prive as crianças desse direito”, disse.

O prefeito de Indaiatuba também já se manifestou favorável ao retorno das aulas presenciais. Durante o período de suspensão das aulas, a Prefeitura tem fornecido kit alimentação aos cerca de 22 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino, para compensar a falta da merenda escolar. Os estudantes também têm recebido lições de casa.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Veja momentos do Desfile de Sete de Setembro em Indaiatuba

Bexigas biodegradáveis contendo sementes de plantas foram soltas durante o evento cívico, no Parque Ecológico

12 horas ago

Confira a programação do Desfile de Sete de Setembro em Indaiatuba

Evento cívico está previsto para iniciar às 8h45 e terminar às 12h, na Avenida Engenheiro…

2 dias ago

Matrículas para ano letivo de 2025 serão automáticas para alunos da rede

Para alunos que estão fora da rede, matrículas podem ser feitas até o dia 13…

2 dias ago

BOLETIM DO TEMPO: 6, 7 e 8 de setembro de 2024

Ocorre variação da nebulosidade, nesta sexta, mas, não chove; as temperaturas têm ligeira queda, hoje,…

2 dias ago

Licenciamento 2024 chega às placas 5 e 6 em setembro no estado de SP

O calendário do licenciamento 2024 teve início em julho, com placas de final 1 e…

3 dias ago

Poupatempo fecha no feriado de 7 de setembro

As opções digitais serão mantidas, com mais de 3,4 mil serviços disponíveis à população; atividades…

3 dias ago