Economia

Governo do Estado anuncia retorno de todas as regiões paulistas à fase vermelha

Por Patrícia Lisboa

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em atendimento às recomendações do Centro de Contingência da Covid-19, anunciou uma nova reclassificação do Plano São Paulo com o retorno de todas as regiões paulistas para a fase vermelha, a mais restritiva, que, no modo presencial, só permite o funcionamento de atividades essenciais. O comércio pode operar em esquemas drive-thru e delivery. As atividades presenciais nas escolas não serão suspensas. As regras da fase vermelha valem a partir da 0h de sábado (6/2) e seguem até o dia 19 deste mês, totalizando 14 dias.

A anúncio acaba de ser feito em entrevista coletiva, que ainda acontece no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com transmissão por redes sociais. (Acompanhe no vídeo abaixo)

Ontem, como informou o Blog da Pimenta, o governador já havia sinalizado para a adoção de medidas mais restritivas, para conter a disseminação da covid-19 no Estado.

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), participou da reunião entre os prefeitos e o Governo do Estado, na tarde de ontem. A Prefeitura de Indaiatuba aguarda o pronunciamento do Estado, para se manifestar.

O Governo do Estado reforçou aos prefeitos que o Estado de São Paulo possui 7.415 pacientes internados em UTIs, número recorde desde o início da pandemia. “Se não aplicarmos medidas mais restritivas, teremos onze dias até um colapso em nosso sistema de atendimento hospitalar”, disse o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorintcheyn, na ocasião.

“O cenário é alarmante e exige uma ação pronta e unificada de todos nós. Situação é preocupante em todas as regiões, com maior gravidade no interior”, acrescentou o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

“O momento é de união e mobilização diante de uma circunstância gravíssima como essa. As duas piores semanas desde o início da pandemia estão por vir, nós temos que estar preparados. Não podemos estar ausentes, indiferentes, tratarmos isso com frieza ou debaixo de pressões que não sejam exclusivamente pela proteção à vida”, reforçou Doria, na reunião virtual com os prefeitos, ontem.

Na entrevista coletiva de hoje, Doria reafirmou: “vamos enfrentar as duas piores semanas da pandemia”. “Estamos em São Paulo e no Brasil à beira de um colapso”, afirmou o governador.  

FASE VERMELHA

A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, informou que, durante a fase vermelha também vai funcionar o “toque de restrição” com orientação para que a circulação de pessoas ocorra somente em função de atividades essenciais, diariamente, das 20h às 5h.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Representantes da Comgás participam de reunião na Câmara

Vereadores pedem mais planejamento nas intervenções da companhia

1 dia ago

BOLETIM DO TEMPO: 23, 24 e 25 de maio de 2025

Em Indaiatuba, choveu na noite de quinta-feira, mas, não chove nesta sexta e no final…

1 dia ago

Indaiatuba confirma a 11ª morte por dengue este ano

O óbito ocorreu no dia 10 de março e a vítima foi uma mulher, de…

2 dias ago

Santa Bárbara Rock Fest abre inscrições para artistas e bandas de todo o Brasil

O prazo para envio das propostas termina no dia 30 de maio

2 dias ago

Programação do 33º Maio Musical de Indaiatuba é atualizada

Shows que foram cancelados em virtude da chuva do dia 10 de maio foram remarcados,…

2 dias ago

Vacina contra a gripe é destinada para toda a população a partir dos 6 meses de idade

Em Indaiatuba, para se vacinar, a pessoa deve procurar uma das 17 Unidades Básicas de…

3 dias ago