Centro de Oncologia tem programação especial para marcar Novembro Azul (Foto: Arquivo/Patrícia Lisboa/Dropes)
Indaiatuba está oficialmente credenciada pelo Governo do Estado para realizar quimioterapia e cirurgias oncológicas, na rede municipal de Saúde. A informação foi divulgada pela Prefeitura, nesta quarta-feira (22/9).
Os pacientes da cidade que já iniciaram o tratamento em uma outra unidade, permanecem desta forma, e os novos pacientes, iniciam o tratamento em Indaiatuba. Em média, serão oferecidas 650 cirurgias oncológicas e 5.300 sessões de quimioterapia por ano.
Com o custeio estadual, Indaiatuba fará parte da Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia). A conquista foi intermediada pelo deputado estadual Rogério Nogueira (DEM).
“O próximo passo é aguardar o encaminhamento do Governo do Estado para começarmos efetivamente os tratamentos oncológicos aqui na cidade”, informou o prefeito Nilson Gaspar (MDB), em nota.
A secretária municipal de Saúde, Graziela Garcia, acrescentou que todos os trâmites administrativos estão sendo seguidos para que os pacientes possam fazer suas sessões de quimioterapia na cidade o mais rápido possível.
“Agora é trabalhar para dar um pouco mais de conforto a esses pacientes, que não precisarão mais sair da cidade para dar andamento ao tratamento”, completou a secretária.
Em agosto deste ano, Indaiatuba comemorou o primeiro aniversário do Centro Integrado de Oncologia “Luci Clea Silva”, localizado no antigo Mini Hospital da rua Zephiro Puccinelli, no Jardim Morada do Sol. O Centro foi criado para unificar e ampliar os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde aos pacientes oncológicos do município.
O aval para Indaiatuba estar credenciada à Unacon e iniciar os procedimentos de quimioterapia e cirurgias oncológicas veio após avaliação técnica do Governo do Estado de São Paulo.
O município precisou comprovar que seu serviço de saúde é completo, eficaz, integrado, tecnológico com uma equipe médica especializada. Foi exigido, também, que a cidade tenha um centro de oncologia e um hospital de referência com ampla estrutura e com equipe multidisciplinar que atenda média e alta complexidade.
Os pacientes oncológicos da cidade serão inseridos no Sistema de Regulação Cross e regulados pela Rede Hebe Camargo com referência regional. Os pacientes de Indaiatuba serão regulados por esse sistema para que façam o tratamento na cidade, de acordo com o diagnóstico e evolução de cada caso.
Vereadores pedem mais planejamento nas intervenções da companhia
Em Indaiatuba, choveu na noite de quinta-feira, mas, não chove nesta sexta e no final…
O óbito ocorreu no dia 10 de março e a vítima foi uma mulher, de…
O prazo para envio das propostas termina no dia 30 de maio
Shows que foram cancelados em virtude da chuva do dia 10 de maio foram remarcados,…
Em Indaiatuba, para se vacinar, a pessoa deve procurar uma das 17 Unidades Básicas de…
View Comments
Que noticia positiva
É uma ótima notícia para Indaiatuba mesmo, Miriam!