Comemorada em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra celebra também Zumbi dos Palmares (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, passa agora a ser feriado em todo o Estado de São Paulo. A medida foi decretada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e publicada na edição desta quarta-feira (13/9) do Diário Oficial.
Até agora, cabia a cada um dos 645 municípios paulistas decidir se decretaria feriado na data. Em Indaiatuba, por exemplo, a Câmara Municipal, em legislaturas anteriores, por votos da maioria, rejeitou a proposta da então bancada petista de adotar o feriado municipal, com a justificativa de “evitar o aumento do número de feriados no município”. Na capital paulista, por sua vez, o Dia da Consciência Negra era considerado feriado municipal.
Com a publicação do decreto estadual, a medida passa a valer, a partir de hoje (13/9), para todos os municípios de São Paulo.
Em 2003, com a publicação da Lei federal 10.639, que obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas, o Dia da Consciência Negra entrou no calendário escolar. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou a data como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, mas, não considerou a data feriado nacional.
A data de 20 de novembro faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, pelas mãos de tropas portuguesas. Zumbi dos Palmares comandou a resistência de milhares de negros contra a escravidão, no Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas.
(Com informações da Agência Brasil)
Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…
Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…
O calendário de pagamento vai de 24 de abril até 8 de maio
A vítima é uma mulher, de 83 anos; ainda há 876 notificações de casos suspeitos…
Texto prevê dedução de até 90% do valor da multa e dos juros
Comissão da Câmara vai analisar reivindicações dos servidores inativos