Produtos com data de validade vencida foram apreendidos, inutilizados e descartados (Foto: Divulgação/RIC/PMI)
O Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Indaiatuba fez apreensões de produtos vencidos em três estabelecimentos comerciais da cidade, entre os dias 8 e 13 deste mês. Os comércios foram alvos de denúncias por parte da população. Os nomes dos estabelecimentos não foram informados.
Além da apreensão e inutilização das mercadorias, os comerciantes foram autuados pela equipe de fiscalização e têm dez dias para apresentar defesa. A multa para esse tipo de infração pode chegar até R$ 6,4 mil.
A primeira apreensão foi realizada quarta-feira (8/02), em um estabelecimento localizado na zona norte da cidade, onde foram encontrados 15,5 quilos de carnes com o prazo de validade vencido.
Na sexta-feira (10/2), os fiscais da Vigilância Sanitária apreenderam mais 12 quilos de peixes vencidos em um mercado.
A apreensão mais recente aconteceu na última segunda-feira (13/2), também em um mercado, onde foram encontrados 39,7 quilos de carne fora do prazo de validade.
O consumidor deve ficar atento às datas de validade dos alimentos. De acordo com o artigo 7º, inciso IX da Lei 8.137/90, que define crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo, a exposição à venda de produtos vencidos é considerada um crime grave.
As denúncias de estabelecimentos que estão comercializando produtos que ofereçam riscos à saúde das pessoas, podem ser encaminhadas à Vigilância Sanitária por meio do WhatsApp da Prefeitura: (19) 99773-4701.
Em episódio do PodCast do Dropes, a presidente da sociedade mantenedora, Maria Paula Bannwart Amgarten,…
A conversa é com Maria Paula Bannwart Amgarten, presidente da Sociedade Escolar São Nicolau de…
Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…
Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…
O calendário de pagamento vai de 24 de abril até 8 de maio
A vítima é uma mulher, de 83 anos; ainda há 876 notificações de casos suspeitos…