Economia

Veja passos para contestar descontos não autorizados do INSS

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem confirmar diretamente no aplicativo (app) Meu INSS se o desconto de mensalidades de associações identificado em seu benefício foi autorizado pelo próprio segurado ou não.

Também é possível fazer pela Central de Teleatendimento 135 o mesmo procedimento de confirmação ou não da autorização e o pedido de devolução do dinheiro. O serviço telefônico funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h e já está disponível. Na última terça-feira, o INSS enviou notificação para os que tiveram descontos indevidos em seus contracheques.

Desde a semana passada, quem não teve descontos associativos recebeu a seguinte mensagem: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício.”

CANAIS OFICIAIS

A Central 135 e o aplicativo Meu INSS são os únicos canais que o governo federal está usando para informar sobre os descontos indevidos e para pedir o reembolso. Os beneficiários também podem conferir o nome das associaçõe que autorizaram os descontos.

O canais foram disponibilizados nesta semana depois que a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrarem, no fim de abril, a Operação Sem Desconto, com foco nas autorizações indevidas de descontos nos contracheques dos segurados do INSS.

PASSO A PASSO NO APP

Para confirmar se autorizou ou não os descontos, os aposentados e pensionistas devem baixar gratuitamente o aplicativo o Meu INSS em um dispositivo eletrônico, como smartphones e tablets.

Ao abrir o Meu INSS, o beneficiário deve digitar seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

Em seguida, no canto superior direito da tela, o beneficiário do INSS deve clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. Neste momento, se houve desconto no benefício nos últimos cinco anos, o internauta poderá ver o nome da entidade e, também, as opções para que possa informar se autorizou de fato o débito no benefício.

Ao clicar na opção de que não autorizou o desconto, o internauta verá a mensagem de que o pedido de reembolso foi realizado com sucesso.

No próximo passo, as entidades associativas terão até 15 dias úteis para apresentar comprovantes dessa autorização, em resposta à contestação sinalizada pelo aposentado ou pensionista.

Caso a entidade questionada não comprove, o dinheiro do beneficiário deverá ser ressarcido nos 15 dias úteis seguintes.

Os segurados poderão acompanhar a resposta pelos canais de atendimento do instituto: o site e aplicativo Meu INSS e a central telefônica, número 135.

(Fonte: Agência Brasil)

dropes

Recent Posts

33º Maio Musical: Confira a programação do período de 15 a 18 de maio

Ancestrais, Sônia Di Morais, Ultraje a Rigor, La Plata, Paulo Miklos e Orquestra Sinfônica de…

18 horas ago

Governo do Estado apresenta cidades com potencial para filmagens no Festival de Cannes

O lançamento destaca 10 cidades paulistas - Amparo, Bananal, Bauru, Botucatu, Iguape, Itu, Piracicaba, Ribeirão…

1 dia ago

Câmara Municipal: Definidos os homenageados da primeira sessão solene de 2025

A Câmara de Indaiatuba finalizou, na sessão ordinária desta segunda-feira (12/5), a relação das doze…

1 dia ago

Combate à dengue: nova programação da aplicação de inseticida e larvicida é divulgada

Vila Areal, Cidade Nova 1 e Campo Bonito estão entre os bairros que serão atendidos

2 dias ago

PODCAST DO DROPES: Confira o 2º episódio da série especial sobre o Maio Musical 2025

Os entrevistados são Eduardo Rodrigues, secretário-adjunto de Cultura; Weber Marely, gestor cultural, e Josielle Costa,…

3 dias ago

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba grava 2º álbum com obras inéditas

Lançamento de “Música Interior” acontecerá em setembro; orquestra também fará uma turnê em quatro cidades

3 dias ago