O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Indaiatuba divulga o calendário de vacinação contra raiva animal, em 2023.
Para facilitar o acesso da população à vacina para cães e gatos, uma equipe volante vai percorrer a cidade, para fazer a vacinação.
Uma vez por mês, a equipe de Zoonoses estará em um bairro diferente, em frente à unidade de saúde, das 9h às 13h. Os trabalhos começam no dia 25 de fevereiro pelo Jardim Carlos Aldrovandi, Jardim Brasil e Parque Campo Bonito.
Desde 2019, a vacina estava sendo aplicada apenas em esquema de rotina em animais de áreas mais suscetíveis e em animais localizados em regiões abrangidas por ações de bloqueio da doença, quando identificado algum caso positivo.
Desde 1998, o Estado de São Paulo não registra nenhum caso da doença em cães e gatos.
A secretária de Saúde de Indaiatuba, Graziela Garcia, explica que a campanha anual de vacinação em massa contra a raiva foi suspensa pelo Estado de São Paulo há alguns anos, em razão de não haver registros recentes da doença.
“Esse é um trabalho que passou a ser de rotina nos municípios e que Indaiatuba desenvolve continuamente. Basta fazer o agendamento por meio do telefone (19) 3816-6666”, explica a secretária.
No ano passado, Indaiatuba imunizou mais de 1.600 animais contra a raiva. A secretária acrescentou que, independentemente de campanha, é importante que os tutores de animais mantenham a carteirinha de vacinação de seu pet em dia, e que justamente para incentivar esse cuidado, o município colocou no planejamento deste ano, estender o serviço para os bairros. “Queremos aumentar o número de animais atendidos”, justificou.
A recomendação aos tutores dos animais é que confiram a programação para o seu bairro e não esqueçam de levar a carteira de vacina do pet. O cão deve ser conduzido em coleira e o gato dentro de um saco de tecido.
“Mesmo sem registro de casos desde 1998, é importante ressaltar que a raiva é uma doença fatal provocada por vírus que acomete animais e seres humanos. Ela é transmitida por cão, gato e outros e animais através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos. Os animais domésticos de estimação são as principais fontes de transmissão para os seres humanos”, reforça a Secretaria Municipal de Saúde.
CALENDÁRIO DA VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA
25/02 –Jardim Carlos Aldrovandi; Jardim Brasil e Parque Campo Bonito
11/03 – Jardim Camargo Andrade
15/04 – Parque Residencial Indaiá
13/05 – UBS 9, no Centro
17/06 – UBS da Cecap; Jardim Califórnia (UBS 10) e Jardim do Sol
08/07 – bairro Itaici
12/08 – Jardim João Piolli
16/09 – UBS 4 – Jardim Morada do Sol
21/10 – UBS 7 Jardim Morada do Sol
11/11 – Parque Corola e Jardim das Maritacas
Local de atendimento: sempre em frente à unidade básica de saúde de cada bairro
Horário: das 9h às 13h
Evento conta com várias atrações gratuitas, como teatro e atividades interativas
Evento acontece na primeira semana de dezembro e é organizado pelo Departamento Municipal de Turismo
Apresentações acontecem no palco em frente à Prefeitura e no Mosteiro de Itaici, com entrada…
Dois atletas do município atingiram recorde paulista: Lucas Batista Gomes e Mercedes Carolina Toledo
Programação conta com shows, exposição e exibição de filme
Ação foi promovida pelo Conselho de Promoção da Igualdade Racial
View Comments
Olá!
Na época, vou agendar para levar meus 2 cachorrinhos.
Não sabíamos que tinha em Indaiatuba.
A dúvida, tem que pagar?
Oi, Aline!
Não tem que pagar para vacinar seus cachorrinhos.
A vacinação é feita pela Secretaria Municipal de Saúde.