Geral

Usina de compostagem produz média mensal de 475m³ de composto orgânico

Em Indaiatuba, os resíduos de poda de árvores que antes eram um problema para o Aterro Sanitário, hoje, rende adubo para os parques e jardins públicos. Isso porque a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente mantém em atividade um Centro de Compostagem de folhas e resíduos de jardinagem, nas dependências do aterro. O centro produz, em média, 475m³ de composto orgânico todos os meses. Em 2020, a produção chegou a 5.700m³ de adubo, que é utilizado na manutenção do paisagismo das áreas verdes e nos plantios de árvores.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos recolhe os resíduos sólidos provenientes de podas, limpezas de chácaras e varrição de logradouros e encaminha ao Centro de Compostagem. Esses restos vegetais são transformados em composto, no prazo de 100 dias, tempo que o material necessita para virar adubo natural de qualidade, que reduz a incidência de pragas, deixando o solo mais fértil e as plantas ainda mais saudáveis.

O processo biológico da compostagem consiste na transformação de resíduos orgânicos em substâncias húmicas pela ação de microrganismos, principalmente bactérias. Essa decomposição da matéria orgânica ocorre naturalmente no ambiente, mas, o termo compostagem refere-se à decomposição associada à manipulação feita pelo homem, que, ao observar o que ocorria na natureza, desenvolveu métodos para acelerar e melhorar o processo e produzir adubo orgânico.

A decomposição da matéria orgânica ocorre na presença de oxigênio (aeróbia) ou na ausência (anaeróbia). Entretanto, procura-se oferecer um ambiente aeróbico para a realização da compostagem, o que torna a decomposição mais rápida. Além disso, quando o processo acontece em condições anaeróbicas, ocorre a liberação de odores e gases do efeito estufa.

No Centro de Compostagem do município os materiais são ricos em carbono (materiais castanhos), que incluem cascas de árvores, folhas e galhos secos, podas dos jardins, palha, entre outros.

Além de ser uma fonte de nutrientes (nitrogênio, fósforo, potássio), a adição do composto melhora a estrutura física do solo, proporcionando aos solos arenosos maior retenção de água e de nutrientes, enquanto nos solos argilosos aumenta a porosidade, melhorando a sua aeração. Aumenta também a população de microrganismos benéficos, como bactérias e fungos, que disponibilizam os nutrientes minerais do solo para as plantas.

O Aterro Sanitário de Indaiatuba está localizado na Estrada João Ceccon, 1040, Altos da Bela Vista.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Fatec Indaiatuba celebra aniversário de 30 anos com descerramento de placa comemorativa

Cerimônia foi realizada no auditório da faculdade nesta semana; diretor da unidade anuncia construção do…

11 horas ago

Maior superlua de 2024 pode ser vista hoje

Satélite estará a cerca de 357.364 km da Terra, o ponto mais próximo

15 horas ago

CMDCA realiza palestras sobre violência e bullying nos dias 21 e 22 de outubro

Para participar, é preciso se inscrever pela internet antecipadamente

21 horas ago

Brasil não adotará horário de verão neste ano

Para o ministro Minas e Energia, decisão poderá ser revista em 2025

2 dias ago

2º Torneio de Robótica Educacional acontece no Espaço Viber

Evento vai contar com a participação de alunos de 28 escolas da rede municipal, no…

2 dias ago

OUTUBRO ROSA: Saúde realiza ações nos postinhos de saúde para a conscientização sobre câncer de mama

Ao todo, são 17 unidades básicas; confira a programação em cada uma delas

2 dias ago