Geral

Usina de compostagem produz média mensal de 475m³ de composto orgânico

Em Indaiatuba, os resíduos de poda de árvores que antes eram um problema para o Aterro Sanitário, hoje, rende adubo para os parques e jardins públicos. Isso porque a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente mantém em atividade um Centro de Compostagem de folhas e resíduos de jardinagem, nas dependências do aterro. O centro produz, em média, 475m³ de composto orgânico todos os meses. Em 2020, a produção chegou a 5.700m³ de adubo, que é utilizado na manutenção do paisagismo das áreas verdes e nos plantios de árvores.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos recolhe os resíduos sólidos provenientes de podas, limpezas de chácaras e varrição de logradouros e encaminha ao Centro de Compostagem. Esses restos vegetais são transformados em composto, no prazo de 100 dias, tempo que o material necessita para virar adubo natural de qualidade, que reduz a incidência de pragas, deixando o solo mais fértil e as plantas ainda mais saudáveis.

O processo biológico da compostagem consiste na transformação de resíduos orgânicos em substâncias húmicas pela ação de microrganismos, principalmente bactérias. Essa decomposição da matéria orgânica ocorre naturalmente no ambiente, mas, o termo compostagem refere-se à decomposição associada à manipulação feita pelo homem, que, ao observar o que ocorria na natureza, desenvolveu métodos para acelerar e melhorar o processo e produzir adubo orgânico.

A decomposição da matéria orgânica ocorre na presença de oxigênio (aeróbia) ou na ausência (anaeróbia). Entretanto, procura-se oferecer um ambiente aeróbico para a realização da compostagem, o que torna a decomposição mais rápida. Além disso, quando o processo acontece em condições anaeróbicas, ocorre a liberação de odores e gases do efeito estufa.

No Centro de Compostagem do município os materiais são ricos em carbono (materiais castanhos), que incluem cascas de árvores, folhas e galhos secos, podas dos jardins, palha, entre outros.

Além de ser uma fonte de nutrientes (nitrogênio, fósforo, potássio), a adição do composto melhora a estrutura física do solo, proporcionando aos solos arenosos maior retenção de água e de nutrientes, enquanto nos solos argilosos aumenta a porosidade, melhorando a sua aeração. Aumenta também a população de microrganismos benéficos, como bactérias e fungos, que disponibilizam os nutrientes minerais do solo para as plantas.

O Aterro Sanitário de Indaiatuba está localizado na Estrada João Ceccon, 1040, Altos da Bela Vista.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Coluna DROPES: Homenagem à fonte de inspiração

O conteúdo é publicado em parceria com o Jornal Mais Expressão

21 horas ago

Aeroporto de Viracopos espera receber 190,6 mil pessoas no feriado prolongado desta Sexta-feira Santa e de Tiradentes

Além dos destinos nacionais, o terminal também deve ter grande movimentação para viagens internacionais

21 horas ago

PODCAST DO DROPES: 3ª Festa da Uva e do Vinho de Videiras é o assunto do 7º episódio da Temporada “Estúdio”

Os entrevistados são Luciana dos Santos, presidente da Associação de Amigos do Bairro Videiras, e…

2 dias ago

Serviços públicos essenciais funcionam em esquema de plantão no feriado prolongado de Páscoa e de Tiradentes

Atendimento médico de urgência e emergência é feito na UPA e no pronto socorro do…

2 dias ago

PODCAST DO DROPES: Confira o 5º episódio da série sobre a Festa das Nações Unidas de Indaiatuba – Fenui 2025

A conversa é com Wagner Guenon, presidente da Comunidade Negra de Indaiatuba, a Coni

2 dias ago

Programação do Maio Musical 2025 é divulgada

Double You, Diogo Nogueira, Ultraje a Rigor, Paulo Miklos, Edson & Hudson, Tiago Iorc e…

3 dias ago