A dengue, a zika e a chikungunya são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (Foto: Governo de SP)
A Secretaria da Saúde de Indaiatuba, com aprovação do Conselho Municipal de Saúde, encerrou o atendimento estendido para casos de dengue em três Unidades Básicas de Saúde, a partir desta segunda-feira (5/5). A medida foi tomada devido à redução de 41,78% no número de casos da doença, em abril comparado com o número registrado em março.
Até então, as unidades da Cecap, Campo Bonito, Jardim Pioli, Parque Indaiá, Jardim Califórnia e UBS 7 (Morada do Sol) estavam atendendo de segunda a sexta, das 7h às 22h, pessoas maiores de 12 anos, independentemente do local de residência em Indaiatuba, com de suspeita ou acompanhamento do tratamento de Dengue.
Agora, só as unidades da Cecap, Jardim Pioli e UBS 7 (Morada do Sol) seguem com o atendimento. Os postinhos do Campo Bonito, Parque Indaiá e Jardim Califórnia não atendem mais após às 17h.
A secretária municipal da Saúde, Heloísa Salatino, explica como foram definidas as unidades que permaneceriam abertas. “A escolha de manter o atendimento para Dengue nas UBS do João Piolli, UBS 7 e Cecap é porque elas realizam mais de 65% dos atendimentos do horário estendido e com base nas avaliações da equipe de Controle da Dengue, o predomínio de focos está mais acentuado nessas regiões. Reforçamos ainda que elas atendem a população de Indaiatuba de qualquer bairro, e que a Telemedicina segue com os atendimentos diariamente das 8h às 20h e o Pronto Atendimento do Hospital Dia de segunda a sexta das 17h às 23h e sábados, domingos e feriados das 7h às 23h” ressalta.
MORTES
A Secretaria de Saúde de Indaiatuba confirmou, na última quarta-feira (30/4), a oitava morte por dengue na cidade este ano. Na mesma data, a cidade tinha 6.153 casos confirmados da doença e ainda havia 958 notificações aguardando os resultados de exames para a confirmação ou não de dengue.
O boletim epidemiológico, com a atualização dos dados da dengue, em Indaiatuba, deixou de ser divulgado de segunda a sexta. A divulgação passa a ser feita uma vez na semana, às sextas-feiras. Os dados da doença passaram a ser divulgados, com orientação do governo estadual, a partir de 6 de março, data em que a cidade já havia confirmado duas mortes por dengue.
ATENDIMENTOS
Desde o dia 20 fevereiro, quando foi anunciada o funcionamento de cinco Unidades Básicas de Saúde em horário estendido, e 31 de março, quando o serviço foi ampliado para a UBS do Jardim Califórnia, 14.669 pacientes foram atendidos com sintomas de Dengue. Foram distribuídas 463 unidades de repelentes para gestantes e 13.867 para idosos.
A Ferramenta Dengue foi acessada por 1.893 usuários, que responderam o formulário e receberam orientações e direcionamento para o serviço de saúde mais adequado conforme as informações do usuário; 33,83% relataram sinais de alarme e foram orientados a procurar os serviços de urgência. A equipe do Hub da Dengue realizou 6.542 ligações de monitoramento, sendo que 15% dos usuários que atenderam a ligação, foram orientados a procurar o serviço de saúde para avaliação presencial.
DENGUE
Os principais sintomas da Dengue são febre associada a dores de cabeça e no corpo, dor atrás dos olhos e nas articulações. Os casos de Dengue precisam manter acompanhamento e retornos conforme indicação médica, além de seguir as recomendações de hidratação e o uso de medicamentos, somente com prescrição médica.
UBS COM HORÁRIO ESTENDIDO
Segunda a sexta-feira, das 17h às 22h
Atendimento ou acompanhamento casos de Dengue
UBS II Cecap – Praça Vital Barnabé, 197
UBS João Pioli – Av. Manoel Ruz Perez, 3265
UBS VII – Rua José de Campos, 709 – Morada do Sol
Primeira seletiva contou com a participação de 44 inscritas; próxima etapa acontece no mês que…
Vereadores haviam recomendado a adoção da medida em indicações ao Executivo
Há poucas nuvens e baixa possibilidade de chuva desta segunda até pelo menos quarta-feira, em…
O conteúdo é publicado em parceria com o Jornal Mais Expressão
Autópsias usadas em estudo da Faculdade de Medicina foram feitas diretamente em tecidos cerebrais de…
Quem ganha dois salários mínimos não pagará imposto