Indaiatuba registrou quatro casos de varíola dos macacos até agora (Imagem: Cynthia Goldsmith)
O Instituto Adolfo Lutz confirmou, ontem (10/10), o terceiro caso da Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, em Indaiatuba.
O paciente é um rapaz, de 29 anos, residente em Indaiatuba. O paciente está com sintomas desde 19 de setembro. Ele coletou o material para exame, no dia 29 de setembro, e, na tarde de ontem (10/10), o instituto confirmou o caso.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente está bem e segue em isolamento domiciliar, em monitoramento pelas equipes de saúde. Ele não tem histórico de viagem ao Exterior.
Esse é o terceiro caso de varíola dos macacos, em Indaiatuba. Os dois primeiros casos foram de dois homens, que são parentes, de 28 e 38 anos, infectados em junho, com passagens pela Europa. Eles se encontram curados.
A Monkeypox é uma doença viral transmitida por contato próximo ou íntimo com pessoa infectada, com lesões de pele ou ainda por contato com objetos e tecidos utilizados por infectados. Não há tratamento específico, mas, de forma geral, os quadros clínicos são leves e requerem cuidado e observação das lesões.
SINTOMAS
Os primeiros sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De 1 a 3 dias após o início desses sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele que podem estar localizadas em mãos, boca, pés, peito, rosto e ou regiões genitais.
PREVENÇÃO
Vereadores pedem mais planejamento nas intervenções da companhia
Em Indaiatuba, choveu na noite de quinta-feira, mas, não chove nesta sexta e no final…
O óbito ocorreu no dia 10 de março e a vítima foi uma mulher, de…
O prazo para envio das propostas termina no dia 30 de maio
Shows que foram cancelados em virtude da chuva do dia 10 de maio foram remarcados,…
Em Indaiatuba, para se vacinar, a pessoa deve procurar uma das 17 Unidades Básicas de…