Destaque

Telemedicina covid-19 da Prefeitura de Indaiatuba deixa de funcionar aos finais de semana

Por Patrícia Lisboa

A telemedicina Minha Saúde Covid-19, da Prefeitura de Indaiatuba, deixa de funcionar aos finais de semana, a partir deste mês. O atendimento on-line permanece disponível apenas nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, no mesmo horário que vinha operando: das 8h às 20h.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a redução do tempo de funcionamento da telemedicina covid ocorre por causa da queda na procura pelo serviço.

Em janeiro – quando o atendimento on-line era feito todos os dias da semana, das 8h às 20h, por causa dos altos índices da covid-19 na cidade – foram registrados 9.839 atendimentos. Em fevereiro, foram 2.719 atendimentos on-line e, em março, 959.

De janeiro para março, a redução foi de 90% no número de pacientes atendidos pela telemedicina Minha Saúde Covid-19, o que motivou a suspensão do serviço aos finais de semana.

O acesso ao Minha Saúde Covid-19 é pelo site da Prefeitura, no link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/minha-saude/. A recomendação é para que a pessoa que apresente sintomas gripais leves como, coriza, dor de cabeça, febre ou tosse, passe pelo atendimento on-line, de segunda a sexta.

Aos finais de semana, quando as unidades básicas de saúde (UBSs) também ficam fechadas, o atendimento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é feito somente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 6020, no Jardim Morada do Sol, e no pronto socorro do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc), que fica na Avenida 9 de Dezembro, 70, Jardim Pedroso.

“Para casos suspeitos de covid-19, é recomendado o isolamento, uso contínuo da máscara e a testagem, que pode ser realizada em qualquer UBS de referência”, reforça a Secretaria Municipal de Saúde. Porém, em razão da escassez de testes para a compra, na rede pública, o exame só está sendo feito em pessoas do grupo prioritário, que são gestantes, mulheres até 45 dias do pós-parto, profissionais da saúde e da segurança e casos sintomáticos graves.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Coluna DROPES estreia na semana do Dia do Jornalista

O novo conteúdo é publicado em parceria com o Jornal Mais Expressão

9 horas ago

Primeira fase de abertura do Centro Esportivo “Rei Pelé” começa na próxima segunda-feira

Funcionamento será em etapas e população terá vários espaços disponibilizados para atividades

16 horas ago

7ª edição da Páscoa Encantada é realizada hoje e amanhã

Evento conta com a participação da Família Coelho e shows, na Praça Prudente de Moraes,…

16 horas ago

BOLETIM DO TEMPO: 11, 12 e 13 de abril de 2025

Nesta sexta e sábado, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia, mas, as chances de…

16 horas ago

Indaiatuba inicia a instalação das armadilhas EDLs recebidas do Ministério da Saúde

Primeiro bairro que recebeu as armadilhas é o Brig. Faria Lima (Cecap), seguido pelo Califórnia

2 dias ago

Governo do prefeito Custódio Tavares completa 100 dias

Mortes por dengue marcam período na área da saúde; Secretaria de Mobilidade Urbana segue só…

2 dias ago