Geral

Superintendente do Saae participa de documentário sobre o Rio Jundiaí

O superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) de Indaiatuba, o engenheiro Pedro Claudio Salla, recebeu integrantes da Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), na última quarta-feira (15/2). A CSJ está produzindo um documentário sobre a história dos municípios. Nele, especialistas falam sobre o projeto de despoluição e recuperação da qualidade da água do Rio Jundiaí, sobre trabalhos e projetos realizados para adequar os despejos de detritos, tratamento de esgotos, entre outros.

Por ser um dos pioneiros no desenvolvimento de projetos para combater a poluição no Rio Jundiaí desde a década de 1970, o superintendente do Saae de Indaiatuba, com seu amplo conteúdo histórico de trabalho frente a autarquia, concedeu uma entrevista que podemos chamar de aula, contando com riqueza de detalhes a grande “luta” em amplas frentes de trabalhos, desde a formação de conselhos e consórcios entre municípios, reinvindicações para a cooperação dos governos estadual e federal e projetos realizados por iniciativa própria do de Indaiatuba, por meio do Saae.

DESPOLUIÇÃO DO RIO JUNDIAÍ

A despoluição do Rio Jundiaí começou, em 1982, quando foi criado o Comitê de Estudos e Recuperação do Rio Jundiaí (CERJU), reunindo todas as cidades da bacia, as indústrias e o Governo do Estado. As cidades de Indaiatuba e Jundiaí foram as pioneiras por implantar, ainda na década de 1980, programas de coleta e tratamento de esgoto.

O Rio Jundiaí nasce na Serra da Pedra Vermelha, em Mairiporã, e deságua no Rio Tietê, em Salto. Com uma extensão de 123 quilômetros, ele passa por cidades industrializadas e recebeu por muito tempo os efluentes desses municípios.

Com a construção das Estações de Tratamento de Esgotos nos municípios que o margeiam, o Rio Jundiaí foi reclassificado, em 2014, primeiramente em Indaiatuba e, em 2017, em toda sua extensão, tornando-se o primeiro rio a ser reclassificado no Brasil. Sua reclassificação aumentou em 40% a disponibilidade de água bruta para Indaiatuba.

dropes

Recent Posts

Acafi e Rosa de Saron concorrem na 25ª edição do Grammy Latino na categoria de Música Cristã

"In Concert" é o álbum indicado ao prêmio; orquestra e banda participaram do Maio Musical…

14 minutos ago

Eleitores de Indaiatuba terão transporte coletivo urbano gratuito no dia da Eleição Municipal

Os ônibus circularão com grade de horário de sábado, no dia 6 de outubro

3 horas ago

Dia da Árvore será comemorado com o plantio de 500 mudas no Centro Esportivo Rei Pelé em Indaiatuba

Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente realiza mais ações durante a semana para lembrar…

3 horas ago

Indaiatuba passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Conselho Municipal de Turismo, o Comtur, também é reconhecido pelo governo federal

4 horas ago

Semana Nacional de Trânsito: Detran-SP reforça fiscalização contra consumo de álcool entre motoristas

Operação tem objetivo de reduzir e prevenir sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica ao…

1 dia ago

Projeto “Trem das Artes” acontece no Museu Ferroviário de Indaiatuba domingo

Feira de Artes e Artesanatos e a locomotiva a vapor são as atrações dessa edição…

1 dia ago