Geral

Superintendente do Saae participa de documentário sobre o Rio Jundiaí

O superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) de Indaiatuba, o engenheiro Pedro Claudio Salla, recebeu integrantes da Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), na última quarta-feira (15/2). A CSJ está produzindo um documentário sobre a história dos municípios. Nele, especialistas falam sobre o projeto de despoluição e recuperação da qualidade da água do Rio Jundiaí, sobre trabalhos e projetos realizados para adequar os despejos de detritos, tratamento de esgotos, entre outros.

Por ser um dos pioneiros no desenvolvimento de projetos para combater a poluição no Rio Jundiaí desde a década de 1970, o superintendente do Saae de Indaiatuba, com seu amplo conteúdo histórico de trabalho frente a autarquia, concedeu uma entrevista que podemos chamar de aula, contando com riqueza de detalhes a grande “luta” em amplas frentes de trabalhos, desde a formação de conselhos e consórcios entre municípios, reinvindicações para a cooperação dos governos estadual e federal e projetos realizados por iniciativa própria do de Indaiatuba, por meio do Saae.

DESPOLUIÇÃO DO RIO JUNDIAÍ

A despoluição do Rio Jundiaí começou, em 1982, quando foi criado o Comitê de Estudos e Recuperação do Rio Jundiaí (CERJU), reunindo todas as cidades da bacia, as indústrias e o Governo do Estado. As cidades de Indaiatuba e Jundiaí foram as pioneiras por implantar, ainda na década de 1980, programas de coleta e tratamento de esgoto.

O Rio Jundiaí nasce na Serra da Pedra Vermelha, em Mairiporã, e deságua no Rio Tietê, em Salto. Com uma extensão de 123 quilômetros, ele passa por cidades industrializadas e recebeu por muito tempo os efluentes desses municípios.

Com a construção das Estações de Tratamento de Esgotos nos municípios que o margeiam, o Rio Jundiaí foi reclassificado, em 2014, primeiramente em Indaiatuba e, em 2017, em toda sua extensão, tornando-se o primeiro rio a ser reclassificado no Brasil. Sua reclassificação aumentou em 40% a disponibilidade de água bruta para Indaiatuba.

dropes

Recent Posts

Coluna DROPES: Homenagem à fonte de inspiração

O conteúdo é publicado em parceria com o Jornal Mais Expressão

4 horas ago

Aeroporto de Viracopos espera receber 190,6 mil pessoas no feriado prolongado desta Sexta-feira Santa e de Tiradentes

Além dos destinos nacionais, o terminal também deve ter grande movimentação para viagens internacionais

5 horas ago

PODCAST DO DROPES: 3ª Festa da Uva e do Vinho de Videiras é o assunto do 7º episódio da Temporada “Estúdio”

Os entrevistados são Luciana dos Santos, presidente da Associação de Amigos do Bairro Videiras, e…

1 dia ago

Serviços públicos essenciais funcionam em esquema de plantão no feriado prolongado de Páscoa e de Tiradentes

Atendimento médico de urgência e emergência é feito na UPA e no pronto socorro do…

1 dia ago

PODCAST DO DROPES: Confira o 5º episódio da série sobre a Festa das Nações Unidas de Indaiatuba – Fenui 2025

A conversa é com Wagner Guenon, presidente da Comunidade Negra de Indaiatuba, a Coni

2 dias ago

Programação do Maio Musical 2025 é divulgada

Double You, Diogo Nogueira, Ultraje a Rigor, Paulo Miklos, Edson & Hudson, Tiago Iorc e…

2 dias ago