Cultura

Sinfônica de Indaiatuba encerrará temporada 2022 com obra de Tchaikovsky

Como antecipou o DROPES, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresentará, no dia 19 deste mês, a partir das 20h, na Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei), o último concerto oficial da temporada 2022. A entrada será gratuita.

A apresentação vai reunir mais de 50 músicos para executar a Sinfonia nº 5 de Tchaikovsky e a abertura da ópera La Forza del Destino de Verdi. A regência será do maestro Paulo de Paula.

REPERTÓRIO

As composições selecionadas para compor o repertório deste concerto, que conta com a maior formação orquestral da temporada, são do mesmo período artístico: o Romantismo. Além de partilharem lugares próximos na história da música, ambas peças se inspiram na ideia da existência do destino — sem deixar de trazer, claro, elementos característicos de seus compositores.

A complexidade da Sinfonia nº 5, do russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, apresenta-se como um monumento, preenchendo o teatro com uma sonoridade de intensa perspectiva emocional, que deixa refletida a vivência do compositor. Enquanto compunha, Tchaikovsky transparecia, em cartas enviadas aos amigos, uma postura de resignação perante o destino e os desígnios da providência. Na época, o artista também era atormentado por uma série de dúvidas (inclusive sobre si mesmo) e emoções profundas.

Todo esse cenário permeia cada movimento da Sinfonia: Andante (Allegro con anima); Andante cantabile con alcuna licenza; Valse (Allegro moderato); e Finale (Andante maestoso – Allegro vivace). “A Sinfonia começa de forma sombria, caminhando aos poucos para regiões mais claras e otimistas. Muitos críticos vêem a obra como uma espécie de ‘tema do destino’ (similar ao que ocorre na Quinta Sinfonia de Beethoven), já que Tchaikovsky a direciona, gradualmente, do pessimismo para um final apoteótico e grandioso”, comenta o maestro Paulo de Paula.

LA FORZA DEL DESTINO

Mas, antes do compositor russo, a Sinfônica apresenta a abertura da ópera La Forza del Destino, do italiano Giuseppe Verdi. Como uma síntese de toda a obra, o trecho escolhido trata da impotência humana ante seu destino infalível. Vale mencionar que essa ópera estreou em São Petersburgo (Rússia), em 1862, a mesma cidade onde a Sinfonia de Tchaikovsky foi apresentada pela primeira vez, quase três décadas depois.

ENTREVISTA

Em entrevista ao DROPES, o maestro Paulo de Paula fala sobre a escolha dos convidados para os concertos e sobre o encerramento da temporada 2022 da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba.

CONFIRA O VÍDEO:

SERVIÇO

Tchaikovsky e Verdi – Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Encerramento da Temporada 2022
Data: 19/11
Horário: 20h
Entrada gratuita por ordem de chegada
Local: Sala Acrísio de Camargo – Ciaei, Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jardim Regina, Indaiatuba (SP)

Patricia Lisboa

View Comments

  • Bom dia
    Gostariamos muito de assistir , mais meu esposo tem problemas de saúde (artrose nos 2 joelhos )não pode ficar em pé na fila . Eu (fratura tornozelo ,e trombose) como poderíamos fazer ?

    • Oi, Luzia! Tudo bem? Falei com a assessoria da Orquestra, que disse que a senhora e o seu marido podem ir assistir ao concerto, sem necessidade de pegar a fila. Basta ir direto na recepção do teatro e a entrada será liberada para vocês. Pode dizer que conversaram com a reportagem do DROPES sobre a dificuldade de vocês em ficar na fila e que foram orientados dessa forma. Qualquer problema, pode entrar em contato com o WhatsApp do DROPES, 19 99510-5555.
      att.,
      Patrícia Lisboa
      Editora DROPES

Recent Posts

Agrishow: SP libera R$ 100 milhões para seguro rural, maior valor da história

Por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), governo disponibiliza R$ 100 milhões…

2 horas ago

Inscrições para o Encceja podem ser realizadas até o dia 10 de maio

Para participar do exame é necessário ter no mínimo 15 anos para o Ensino Fundamental…

2 horas ago

BOLETIM DO TEMPO: 28, 29 e 30 de abril

Em Indaiatuba, o tempo segue estável, com céu claro e sem chuva, deste domingo a…

2 horas ago

Cata-Bagulho 2024: Itaici e Vale das Laranjeiras estão na programação do serviço nesta semana

A operação retira madeiras, restos de podas de árvores das calçadas, objetos e móveis velhos

3 horas ago

Comtur de Indaiatuba marca presença na 2ª Festa da Uva e do Vinho de Videiras

Conselheiros apoiam evento que se consolida como atração do turismo rural em Indaiatuba

20 horas ago

Residencial Dona Lucilla é contemplado com plantio do projeto Bairro Verde

Loteamento recebe 120 mudas de árvores plantadas nas calçadas e em área comum

2 dias ago