Sinfônica de Indaiatuba encerrará temporada 2022 dia 19 de novembro (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes)
Como antecipou o DROPES, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresentará, no dia 19 deste mês, a partir das 20h, na Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei), o último concerto oficial da temporada 2022. A entrada será gratuita.
A apresentação vai reunir mais de 50 músicos para executar a Sinfonia nº 5 de Tchaikovsky e a abertura da ópera La Forza del Destino de Verdi. A regência será do maestro Paulo de Paula.
REPERTÓRIO
As composições selecionadas para compor o repertório deste concerto, que conta com a maior formação orquestral da temporada, são do mesmo período artístico: o Romantismo. Além de partilharem lugares próximos na história da música, ambas peças se inspiram na ideia da existência do destino — sem deixar de trazer, claro, elementos característicos de seus compositores.
A complexidade da Sinfonia nº 5, do russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, apresenta-se como um monumento, preenchendo o teatro com uma sonoridade de intensa perspectiva emocional, que deixa refletida a vivência do compositor. Enquanto compunha, Tchaikovsky transparecia, em cartas enviadas aos amigos, uma postura de resignação perante o destino e os desígnios da providência. Na época, o artista também era atormentado por uma série de dúvidas (inclusive sobre si mesmo) e emoções profundas.
Todo esse cenário permeia cada movimento da Sinfonia: Andante (Allegro con anima); Andante cantabile con alcuna licenza; Valse (Allegro moderato); e Finale (Andante maestoso – Allegro vivace). “A Sinfonia começa de forma sombria, caminhando aos poucos para regiões mais claras e otimistas. Muitos críticos vêem a obra como uma espécie de ‘tema do destino’ (similar ao que ocorre na Quinta Sinfonia de Beethoven), já que Tchaikovsky a direciona, gradualmente, do pessimismo para um final apoteótico e grandioso”, comenta o maestro Paulo de Paula.
LA FORZA DEL DESTINO
Mas, antes do compositor russo, a Sinfônica apresenta a abertura da ópera La Forza del Destino, do italiano Giuseppe Verdi. Como uma síntese de toda a obra, o trecho escolhido trata da impotência humana ante seu destino infalível. Vale mencionar que essa ópera estreou em São Petersburgo (Rússia), em 1862, a mesma cidade onde a Sinfonia de Tchaikovsky foi apresentada pela primeira vez, quase três décadas depois.
ENTREVISTA
Em entrevista ao DROPES, o maestro Paulo de Paula fala sobre a escolha dos convidados para os concertos e sobre o encerramento da temporada 2022 da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba.
CONFIRA O VÍDEO:
SERVIÇO
Tchaikovsky e Verdi – Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Encerramento da Temporada 2022
Data: 19/11
Horário: 20h
Entrada gratuita por ordem de chegada
Local: Sala Acrísio de Camargo – Ciaei, Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jardim Regina, Indaiatuba (SP)
Vereadores pedem mais planejamento nas intervenções da companhia
Em Indaiatuba, choveu na noite de quinta-feira, mas, não chove nesta sexta e no final…
O óbito ocorreu no dia 10 de março e a vítima foi uma mulher, de…
O prazo para envio das propostas termina no dia 30 de maio
Shows que foram cancelados em virtude da chuva do dia 10 de maio foram remarcados,…
Em Indaiatuba, para se vacinar, a pessoa deve procurar uma das 17 Unidades Básicas de…
View Comments
Bom dia
Gostariamos muito de assistir , mais meu esposo tem problemas de saúde (artrose nos 2 joelhos )não pode ficar em pé na fila . Eu (fratura tornozelo ,e trombose) como poderíamos fazer ?
Oi, Luzia! Tudo bem? Falei com a assessoria da Orquestra, que disse que a senhora e o seu marido podem ir assistir ao concerto, sem necessidade de pegar a fila. Basta ir direto na recepção do teatro e a entrada será liberada para vocês. Pode dizer que conversaram com a reportagem do DROPES sobre a dificuldade de vocês em ficar na fila e que foram orientados dessa forma. Qualquer problema, pode entrar em contato com o WhatsApp do DROPES, 19 99510-5555.
att.,
Patrícia Lisboa
Editora DROPES