Política

Sindicato dos Metalúrgicos pede apoio dos vereadores para pressionar a Toyota a manter a fábrica em Indaiatuba

Por Patrícia Lisboa

Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região estiveram na sessão ordinária da Câmara de Indaiatuba, na noite desta segunda-feira (25/3), para pedir o apoio dos vereadores para pressionar a Toyota a manter a fábrica, em Indaiatuba. Audiências públicas entre representantes da fabricante, do sindicato e do poder público serão solicitadas.

No início do mês, a multinacional japonesa anunciou a transferência da produção local para a unidade de Sorocaba. A mudança terá início em 2025 e previsão para ser concluída até 2026.

Em entrevista ao DROPES, o presidente do sindicato, Jair dos Santos, informou que, na tarde desta segunda-feira (25/3), também foi realizada uma reunião com o prefeito Nilson Gaspar (MDB). Segundo Santos, tanto o Executivo quanto o Legislativo concordaram em apoiar a reivindicação para que a Toyota não feche a fábrica de Indaiatuba.

Os trabalhadores temem que, após serem transferidos para a fábrica de Sorocaba, ocorram demissões. Segundo o sindicato, a unidade da Toyota, em Indaiatuba, é responsável por cerca de quatro mil empregos, sendo cerca de 1,5 mil diretos e 2,5 mil indiretos.

Ainda de acordo com o sindicato, um dos fatores que levam a categoria a crer que haverá demissões é a disparidade salarial. “A remuneração dos funcionários de Indaiatuba é cerca de 60% maior do que a dos trabalhadores de Sorocaba”, afirma o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos. O fim dos benefícios fiscais concedidos pela municipalidade, no entendimento do sindicato, também seria outro motivo para a decisão da multinacional em encerrar a produção, em Indaiatuba, embora, não tenha havido discussão sobre o tema com o Poder Executivo.

VÍDEO

Confira a entrevista com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, Jair dos Santos, no vídeo abaixo:

(Reportagem, Imagens e Edição: Patrícia Lisboa/Dropes)

Atualmente, na fábrica de Indaiatuba, é feita apenas a montagem do modelo Corolla sedã. A montagem de outros modelos, como o Yaris, é feita na unidade de Sorocaba.

O encerramento da produção, em Indaiatuba, foi revelado junto com o anúncio de investimento de R$ 11 bilhões que a Toyota fará, no Brasil, até 2030. Na ocasião, a fabricante informou que o planejamento dela “prevê a manutenção de 100% dos empregos e a criação de 500 novos postos de trabalho na planta de Sorocaba”.

CÂMARA

O presidente da Câmara, Luiz Carlos Chiaparine (MDB), se manifestou sobre o encontro com os representantes do sindicato, com a seguinte nota:

“Recebemos na noite desta segunda-feira representantes do Sindicado dos Metalúrgicos da Região de Campinas, que pediu um encontro com os vereadores para apresentar as demandas relacionadas à decisão da Toyota de unificar suas operações em Sorocaba. Com a pauta de reivindicações em mãos, temos condições de voltar à mesa com a direção da empresa, a fim de conversar sobre os pleitos da categoria. Eles também pedem uma audiência pública para debater a situação dos funcionários, e eu prontamente coloquei o plenário da Câmara à disposição para esta finalidade.”

A reportagem do DROPES não conseguiu contato com a assessoria da Toyota, na noite desta segunda-feira (25/3), para falar sobre a reivindicação do Sindicato dos Metalúrgicos.

Patricia Lisboa

View Comments

Recent Posts

PODCAST DO DROPES: 3ª Festa da Uva e do Vinho de Videiras é o assunto do 7º episódio da Temporada “Estúdio”

Os entrevistados são Luciana dos Santos, presidente da Associação de Amigos do Bairro Videiras, e…

13 horas ago

Serviços públicos essenciais funcionam em esquema de plantão no feriado prolongado de Páscoa e de Tiradentes

Atendimento médico de urgência e emergência é feito na UPA e no pronto socorro do…

13 horas ago

PODCAST DO DROPES: Confira o 5º episódio da série sobre a Festa das Nações Unidas de Indaiatuba – Fenui 2025

A conversa é com Wagner Guenon, presidente da Comunidade Negra de Indaiatuba, a Coni

21 horas ago

Programação do Maio Musical 2025 é divulgada

Double You, Diogo Nogueira, Ultraje a Rigor, Paulo Miklos, Edson & Hudson, Tiago Iorc e…

1 dia ago

Via Colinas espera movimento de 1 milhão de veículos em estradas da região durante feriados da Páscoa e Tiradentes

Somente na SP-075 está prevista a passagem de 306 mil veículos no período

1 dia ago

PODCAST DO DROPES: Confira o 4º episódio da série sobre a Festa das Nações Unidas de Indaiatuba – Fenui 2025

A conversa é com Ney Sato, presidente da Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba

3 dias ago