Política

Sindicato dos Metalúrgicos pede apoio dos vereadores para pressionar a Toyota a manter a fábrica em Indaiatuba

Por Patrícia Lisboa

Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região estiveram na sessão ordinária da Câmara de Indaiatuba, na noite desta segunda-feira (25/3), para pedir o apoio dos vereadores para pressionar a Toyota a manter a fábrica, em Indaiatuba. Audiências públicas entre representantes da fabricante, do sindicato e do poder público serão solicitadas.

No início do mês, a multinacional japonesa anunciou a transferência da produção local para a unidade de Sorocaba. A mudança terá início em 2025 e previsão para ser concluída até 2026.

Em entrevista ao DROPES, o presidente do sindicato, Jair dos Santos, informou que, na tarde desta segunda-feira (25/3), também foi realizada uma reunião com o prefeito Nilson Gaspar (MDB). Segundo Santos, tanto o Executivo quanto o Legislativo concordaram em apoiar a reivindicação para que a Toyota não feche a fábrica de Indaiatuba.

Os trabalhadores temem que, após serem transferidos para a fábrica de Sorocaba, ocorram demissões. Segundo o sindicato, a unidade da Toyota, em Indaiatuba, é responsável por cerca de quatro mil empregos, sendo cerca de 1,5 mil diretos e 2,5 mil indiretos.

Ainda de acordo com o sindicato, um dos fatores que levam a categoria a crer que haverá demissões é a disparidade salarial. “A remuneração dos funcionários de Indaiatuba é cerca de 60% maior do que a dos trabalhadores de Sorocaba”, afirma o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos. O fim dos benefícios fiscais concedidos pela municipalidade, no entendimento do sindicato, também seria outro motivo para a decisão da multinacional em encerrar a produção, em Indaiatuba, embora, não tenha havido discussão sobre o tema com o Poder Executivo.

VÍDEO

Confira a entrevista com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, Jair dos Santos, no vídeo abaixo:

(Reportagem, Imagens e Edição: Patrícia Lisboa/Dropes)

Atualmente, na fábrica de Indaiatuba, é feita apenas a montagem do modelo Corolla sedã. A montagem de outros modelos, como o Yaris, é feita na unidade de Sorocaba.

O encerramento da produção, em Indaiatuba, foi revelado junto com o anúncio de investimento de R$ 11 bilhões que a Toyota fará, no Brasil, até 2030. Na ocasião, a fabricante informou que o planejamento dela “prevê a manutenção de 100% dos empregos e a criação de 500 novos postos de trabalho na planta de Sorocaba”.

CÂMARA

O presidente da Câmara, Luiz Carlos Chiaparine (MDB), se manifestou sobre o encontro com os representantes do sindicato, com a seguinte nota:

“Recebemos na noite desta segunda-feira representantes do Sindicado dos Metalúrgicos da Região de Campinas, que pediu um encontro com os vereadores para apresentar as demandas relacionadas à decisão da Toyota de unificar suas operações em Sorocaba. Com a pauta de reivindicações em mãos, temos condições de voltar à mesa com a direção da empresa, a fim de conversar sobre os pleitos da categoria. Eles também pedem uma audiência pública para debater a situação dos funcionários, e eu prontamente coloquei o plenário da Câmara à disposição para esta finalidade.”

A reportagem do DROPES não conseguiu contato com a assessoria da Toyota, na noite desta segunda-feira (25/3), para falar sobre a reivindicação do Sindicato dos Metalúrgicos.

Patricia Lisboa

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