Saúde

Sexta morte por dengue é confirmada em Indaiatuba

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba confirmou, nesta segunda-feira (7/4), a sexta morte por dengue na cidade. A vítima é um homem, de 85 anos, com hipertensão e diabetes, que foi atendido em um hospital privado. O número de casos da doença ultrapassa os cinco mil de janeiro até agora.

As outras cinco mortes foram de uma mulher, de 83 anos, com hipertensão e doença pulmonar obstrutiva crônica, atendida em hospital privado, neste mês; de um homem, de 77 anos, com diabetes e cardíaco; um homem, de 89 anos, com hipertensão e doença coronária; uma mulher, de 96 anos, sem comorbidade relatada pela família, e um homem, de 66 anos, com diabetes e coração chagásico. Os quatro últimos óbitos ocorreram em março.

Do início do ano até esta segunda-feira (7/4), de acordo com o Boletim Epidemiológico, Indaiatuba acumula 5.040 casos confirmados de dengue. Ainda há 906 notificações aguardando resultados de exames para a confirmação ou não da doença. Também estão em análise quatro casos suspeitos de chikungunya e um de zika vírus. A dengue, a chikungunya e zika vírus são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

DENGUE

Os sintomas mais comuns da doença são febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo, manchas avermelhadas na pele, coceira, náuseas e dores musculares e articulares. Uma das principais formas de prevenção da doença é o combate ao mosquito transmissor. Isso pode ser feito eliminando água parada ou objetos que acumulem água como pratos de plantas ou pneus usados.

ATENDIMENTOS MÉDICOS

Ferramenta Dengue – A Ferramenta Dengue é um serviço para auxiliar os moradores de Indaiatuba no acolhimento para os casos de suspeita de dengue. Caso o munícipe, maior 18 anos, apresente febre associada a dores de cabeça e no corpo, dor atrás dos olhos e nas articulações, poderá acessar a ferramenta Dengue dentro da plataforma Minha Indaiatuba, https://minha.indaiatuba.sp.gov.br/login/.

Telemedicina – O serviço de Telemedicina está funcionando todos os dias, das 8h às 20h, para moradores de Indaiatuba, maiores de 18 anos. O serviço de consulta online está disponível dentro da plataforma Minha Indaiatuba, https://minha.indaiatuba.sp.gov.br/login/.

UBS – As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Cecap, Campo Bonito, Jardim Pioli, Parque Indaiá e UBS 7 (Morada do Sol) estão atendendo moradores de Indaiatuba, das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira, maiores de 12 anos, independentemente do local de residência em Indaiatuba, com de suspeita ou acompanhamento do tratamento de dengue.

Hospital Dia – Pronto Atendimento Adulto, segunda a sexta, das 17h às 23h. Sábado, domingo e feriados das 7h às 23h.

UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento) para urgência e emergência.

HUB da Dengue – O serviço de telemonitoramento é realizado por meio de ligação telefônica em parceria com a UniMAX. O objetivo é acompanhar o paciente com suspeita e diagnóstico de dengue para orientações e identificação precoce de agravamento da doença.

dropes

Recent Posts

Representantes da Comgás participam de reunião na Câmara

Vereadores pedem mais planejamento nas intervenções da companhia

23 horas ago

BOLETIM DO TEMPO: 23, 24 e 25 de maio de 2025

Em Indaiatuba, choveu na noite de quinta-feira, mas, não chove nesta sexta e no final…

24 horas ago

Indaiatuba confirma a 11ª morte por dengue este ano

O óbito ocorreu no dia 10 de março e a vítima foi uma mulher, de…

2 dias ago

Santa Bárbara Rock Fest abre inscrições para artistas e bandas de todo o Brasil

O prazo para envio das propostas termina no dia 30 de maio

2 dias ago

Programação do 33º Maio Musical de Indaiatuba é atualizada

Shows que foram cancelados em virtude da chuva do dia 10 de maio foram remarcados,…

2 dias ago

Vacina contra a gripe é destinada para toda a população a partir dos 6 meses de idade

Em Indaiatuba, para se vacinar, a pessoa deve procurar uma das 17 Unidades Básicas de…

2 dias ago