A dengue, a zika e a chikungunya são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (Foto: Governo de SP)
A Secretaria de Saúde de Indaiatuba confirmou, nesta segunda-feira (7/4), a sexta morte por dengue na cidade. A vítima é um homem, de 85 anos, com hipertensão e diabetes, que foi atendido em um hospital privado. O número de casos da doença ultrapassa os cinco mil de janeiro até agora.
As outras cinco mortes foram de uma mulher, de 83 anos, com hipertensão e doença pulmonar obstrutiva crônica, atendida em hospital privado, neste mês; de um homem, de 77 anos, com diabetes e cardíaco; um homem, de 89 anos, com hipertensão e doença coronária; uma mulher, de 96 anos, sem comorbidade relatada pela família, e um homem, de 66 anos, com diabetes e coração chagásico. Os quatro últimos óbitos ocorreram em março.
Do início do ano até esta segunda-feira (7/4), de acordo com o Boletim Epidemiológico, Indaiatuba acumula 5.040 casos confirmados de dengue. Ainda há 906 notificações aguardando resultados de exames para a confirmação ou não da doença. Também estão em análise quatro casos suspeitos de chikungunya e um de zika vírus. A dengue, a chikungunya e zika vírus são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
DENGUE
Os sintomas mais comuns da doença são febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo, manchas avermelhadas na pele, coceira, náuseas e dores musculares e articulares. Uma das principais formas de prevenção da doença é o combate ao mosquito transmissor. Isso pode ser feito eliminando água parada ou objetos que acumulem água como pratos de plantas ou pneus usados.
ATENDIMENTOS MÉDICOS
Ferramenta Dengue – A Ferramenta Dengue é um serviço para auxiliar os moradores de Indaiatuba no acolhimento para os casos de suspeita de dengue. Caso o munícipe, maior 18 anos, apresente febre associada a dores de cabeça e no corpo, dor atrás dos olhos e nas articulações, poderá acessar a ferramenta Dengue dentro da plataforma Minha Indaiatuba, https://minha.indaiatuba.sp.gov.br/login/.
Telemedicina – O serviço de Telemedicina está funcionando todos os dias, das 8h às 20h, para moradores de Indaiatuba, maiores de 18 anos. O serviço de consulta online está disponível dentro da plataforma Minha Indaiatuba, https://minha.indaiatuba.sp.gov.br/login/.
UBS – As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Cecap, Campo Bonito, Jardim Pioli, Parque Indaiá e UBS 7 (Morada do Sol) estão atendendo moradores de Indaiatuba, das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira, maiores de 12 anos, independentemente do local de residência em Indaiatuba, com de suspeita ou acompanhamento do tratamento de dengue.
Hospital Dia – Pronto Atendimento Adulto, segunda a sexta, das 17h às 23h. Sábado, domingo e feriados das 7h às 23h.
UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento) para urgência e emergência.
HUB da Dengue – O serviço de telemonitoramento é realizado por meio de ligação telefônica em parceria com a UniMAX. O objetivo é acompanhar o paciente com suspeita e diagnóstico de dengue para orientações e identificação precoce de agravamento da doença.
Três vereadores assinam moção apresentada na sessão ordinária dessa semana
Jardim Morada do Sol e Jardim Esplanada 2 estão entre os bairros que serão atendidos
A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), em parceria com a Secretaria de Tecnologia,…
Em Indaiatuba, não chove, mas, ocorre muita nebulosidade, nesta segunda; as temperaturas ficam amenas; há…
Pesquisa da USP e da Université Laval, no Canadá, mostra que mudanças intestinais precedem o…