O Aedes aegypti deposita seus ovos em água parada e o mosquito se prolifera (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
A Secretaria de Saúde de Indaiatuba confirmou, nesta sexta-feira (25/4), a sétima morte por dengue. A vítima é um homem, de 89 anos, com hipertensão e acidente vascular cerebral isquêmico.
De acordo com o boletim epidemiológico, a cidade também registra 5.889 casos confirmados da doença do início do ano até hoje. Ainda há 964 notificações aguardando os resultados de exames para a confirmação ou não de dengue. Também estão em análise sete casos suspeitos de chikungunya e um de zika vírus.
DENGUE
A dengue é uma doença causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas mais comuns da doença são febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo, manchas avermelhadas na pele, coceira, náuseas e dores musculares e articulares. Uma das principais formas de prevenção da doença é o combate ao mosquito transmissor. Isso pode ser feito eliminando água parada ou objetos que acumulem água como pratos de plantas ou pneus usados.
ATENDIMENTOS
Ferramenta Dengue – A Ferramenta Dengue é um serviço para auxiliar os moradores de Indaiatuba no acolhimento para os casos de suspeita de Dengue. Caso o munícipe, maior 18 anos, apresente febre, associada a dores de cabeça e no corpo, dor atrás dos olhos e nas articulações, poderá acessar a ferramenta Dengue dentro da plataforma Minha Indaiatuba, https://minha.indaiatuba.sp.gov.br/login/
Telemedicina – O serviço de Telemedicina está funcionando todos os dias, das 8h às 20h, para moradores de Indaiatuba, maiores de 18 anos. O serviço de consulta online está disponível dentro da plataforma Minha Indaiatuba, https://minha.indaiatuba.sp.gov.br/login/
UBS – As Unidades Básicas de Saúde Cecap, Campo Bonito, Jardim Pioli, Parque Indaiá, Jardim Califórnia e UBS 7 (Morada do Sol) estão atendendo moradores de Indaiatuba, das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira, maiores de 12 anos, independentemente do local de residência em Indaiatuba, com de suspeita ou acompanhamento do tratamento de Dengue.
Hospital Dia – Pronto Atendimento Adulto, segunda a sexta, das 17h às 23h. Sábado, domingo e feriados das 7h às 23h
UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento) para urgência e emergência
HUB da Dengue – O serviço de telemonitoramento é realizado por meio de ligação telefônica em parceria com a UniMAX. O objetivo é acompanhar o paciente com suspeita e diagnóstico de Dengue para orientações e identificação precoce de agravamento da doença.
O conteúdo é publicado em parceria com o Jornal Mais Expressão
O evento integra o calendário do Circuito das Frutas e tem entrada gratuita
Concerto tem início às 19h30, com entrada gratuita
O projeto de lei, de autoria do vereador Danilo Barnabé, sofreu pedido de vistas
Chove, em Indaiatuba, nesta sexta e no final de semana; as temperaturas têm queda, nesta…
A coleta acontece na Fiec, no Jardim Regina, das 8h30 às 11h