Com uma programação diversificada e para todas as idades, a Semana Literária 2023 acontece entre os dias 23 a 29 deste mês. O evento, que integra a programação do Outubro Literário, contará com oficinas, feira de troca de livros, shows musicais e bate-papo com a escritora Sue Hecker e o quadrinista Pedro Mauro, convidados especiais desta edição, além de duas sessões especiais no Topázio Cinemas, com a troca de ingressos por livros, que serão doados à Biblioteca Municipal ‘Antonio Modanesi’.
O objetivo da Semana Literária é fomentar e difundir o segmento literário, estimulando a formação de público em Indaiatuba e região. A novidade desta edição é a Feira Literária & Cultural, que acontece no Museu Ferroviário, nos dias 27, 28 e 29 com diversas atrações, como o Encontro de Escritores, Feira de Troca de Livros, Sarau Todas Palavras, Jardim das Letras, Concurso de Cosplay e a presença da Biblioteca Itinerante, expositores da Feira de Artes de Indaiatuba e praça de alimentação.
Para as duas sessões no Topázio Cinemas, os ingressos devem ser trocados por um livro (com exceção de didáticos, pedagógicos ou de religião e espiritualidade) a partir do dia 19, das 15h30 às 21h, nas bilheterias do multiplex no Shopping Jaraguá Indaiatuba.
PROGRAMAÇÃO
23 de outubro, às 19h30
A Noite das Bruxas
Local: Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá
Classificação indicativa: 14 anos
A Noite das Bruxas adapta o livro homônimo de Agatha Christie e dá continuidade às aventuras do detetive Hercule Poirot (Kenneth Branagh) nos cinemas, depois de Assassinato no Expresso do Oriente e Morte no Nilo.
Desta vez, Poirot está em Veneza e é convidado pela amiga Ariadne Olivier (Tina Fey) a participar de uma sessão espírita no casarão de Rowena Drake (Kelly Reilly), que carrega a fama de ser assombrada por fantasmas de crianças.
A princípio, Poirot nega o convite, mas fica curioso ao descobrir que a sessão será conduzida pela misteriosa médium Senhora Reynolds (Michelle Yeoh), e tem o propósito de fazer contato com a filha de Rowena, Alicia (Rowan Robinson), que se suicidou – mas a mãe está convencida de que a garota tenha sido morta pelos fantasmas do local. Na noite da sessão, porém, um crime faz com que a situação tome um rumo macabro.
24 de outubro, das 19h às 22h
Oficina de Mangá com Léo Tatarana
Local: Complexo Cultural Viber
Classificação: a partir de 11 anos
Vagas: 20
Inscrições: clique aqui
A oficina terá como objetivo a apresentação da cultura HQ através do Mangá com o desenvolvimento de exercícios de melhoria do traço, comportamento, postura, movimento e narrativa, criação de personagens, rosto, corpo, expressões e proporção.
25 de outubro, às 19h30
Perdida
Local: Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá
Classificação indicativa: Livre
Baseado no sucesso de vendas da autora Carina Rissi, Perdida conta a história de Sofia (Giovanna Grigio), uma garota moderna e independente, mas quando o assunto é amor, os únicos romances da sua vida são aqueles do universo literário de Jane Austen.
Após utilizar um celular emprestado, algo misterioso acontece e ela é transportada para um mundo diferente, que se assemelha ao século XIX. Sofia é acolhida pela família do encantador Ian Clarke (Bruno Montaleone), enquanto tenta desesperadamente encontrar uma forma de retornar a sua vida. O que ela não sabia é que seu coração tinha outros planos.
25 de outubro, às 19h30
Bate-papo e Noite de Autógrafos com a escritora Sue Hecker
Local: Casarão Pau Preto
Classificação indicativa: 18 anos
Inscrições: clique aqui
Sue Hecker nasceu em 1972 em São Bernardo do Campo e hoje mora em Indaiatuba. Começou a escrever como passatempo, porém, desde sua primeira publicação, se surpreende com a receptividade de milhares de leitoras que não só passaram a acompanhá-la fielmente, como também se tornaram suas amigas. Com mais de 16 milhões de leituras na internet, seu livro O Lado Bom de Ser Traída ganhou nova edição pela Harlequin Books e foi adaptado como filme pela Netflix, com estreia confirmada para 25 de outubro.
Neste bate-papo, Sue Hecker falará sobre sua paixão pela literatura, seu processo de criação e também sobre a adaptação de sua obra para o streaming. Ao final, a autora estará disponível para autografar seus livros. O trailer do filme pode ser conferido neste link.
26 de outubro, das 14h às 17h
Oficina de Fanzine com Mariane Sievert
Local: Complexo Cultural Viber
Faixa etária: 7 a 12 anos
Vagas: 20
Inscrições: clique aqui
Com o uso de tintas naturais, os participantes serão estimulados a conhecer ferramentas que auxiliem a produção literária, percebendo assim que existem maneiras caseiras de apresentar e distribuir seus trabalhos. Além de revelar, dentro da cada um, o escritor latente esperando para acordar.
Abordando transversalmente o tema da sustentabilidade, o objetivo é ampliar o universo criativo de cada participante.
26 de outubro, às 19h30
Bate-papo e Noite de Autógrafos com o ilustrador e quadrinista Pedro Mauro
Local: Casarão Pau Preto
Classificação indicativa: 10 anos
Inscrições: clique aqui
Pedro Mauro nasceu em Nova Europa, interior de São Paulo. Seu primeiro trabalho com história em quadrinhos foi uma série de faroeste para a Editora Taika em 1970. Criou e desenhou o personagem Pancho por dois anos. Depois migrou para o mercado publicitário como ilustrador, em agências de São Paulo e Nova York, onde viveu por doze anos.
Voltou a desenhar HQs em 2014, iniciando sua colaboração com a Sergio Bonelli Editore (Itália), desenhando dois episódios de Adam Wild, o álbum Mugiko e quatro episódios da série Cani Sciolti, todos com Gianfranco Manfredi. Neste período ilustrou também um álbum da série L’Art Du Crime, de Marc Omeyer e Olivier Berlion para a Editora Glénat (França).
Entre 2017 e 2019 lançou independentemente a trilogia Gatilho (Gatilho, Legado e Redenção) com roteiro de Carlos Estefan. Em 2021, a trilogia foi lançada em cores pela editora Pipoca & Nanquim em uma edição definitiva compilada. Em 2022 colaborou com sua arte em Batman: O Mundo, projeto da DC Comics, onde levou Batman para as ruas de São Paulo. Seu mais recente projeto é o western O Procurador, junto com Gianfranco Manfredi, para a Pipoca & Nanquim.
Recentemente, anunciou que será o primeiro brasileiro a desenhar uma história fechada de Tex Willer, criado em 1948 e um dos personagens de westerns mais longevos da história dos quadrinhos.
27 de outubro, às 10h e 14h
Oficina de Marcadores com Analma Moura
Local: Biblioteca Municipal ‘Antonio Modanesi’
Faixa etária: 5 a 13 anos
Inscrições: (19) 3834-6319
A oficina infantil de confecção de marcadores em EVA visa desenvolver a criatividade e o lado lúdico dos participantes, através da criação de marcadores de páginas personalizados nos mais variados temas e cores, respeitando a individualidade e personalidade de cada um. Serão disponibilizadas duas turmas com 12 vagas cada, às 10h e 14h.
Feira Literária & Cultural
27 de outubro, às 19 horas
Local: Museu Ferroviário
19h – Encontro de Escritores
19h30 – Sarau Todas Palavras, com Daniel Vieira
Esta edição do Sarau Todas Palavras terá como tema Halloween. A participação é livre e a organização pede que todos compareçam fantasiados. O sarau é um evento cultural que acontece toda a última sexta-feira de cada mês, onde as pessoas se encontram para se expressar ou manifestar artisticamente.
Daniel Vieira tem 24 anos, atua na cultura de Batalha de Rima há oito e escreve poesia desde os 10 anos de idade. Ministra o Sarau Todas Palavras desde 2023 e já participou de vários eventos do tipo na região.
Feira Literária & Cultural
28 de outubro, às 10 horas
Local: Museu Ferroviário
10h – Abertura e Encontro de Escritores
10h30 – Contação de Histórias com Tati Mendes
11h – Mashmellow Duo Acústico (pop)
12h às 14h – Almoço
14h30 – Contação e Tocação de Histórias com Mabel Zattera, Rafael Meira e Renato Sarmento
Contação e tocação de histórias do livro Brasileirinho, de Mabel Zattera e Rafael Meira, em comemoração ao ano de centenário de Waldir Azevedo. A dupla, junto com Renato Sarmento, conta com muito bom humor e boa música como o pedido do menino Deo inspirou a criação de uma música reconhecida internacionalmente. Indicado para todas as idades.
15h – Concurso de Cosplay
16h – Patrícia Alice (pop rock)
17h – Kiko Motta (pop rock)
18h – Tavinho Rezende (blues e folk)
29 de outubro, às 10 horas
Local: Museu Ferroviário
10h – Contação de Histórias com Coletivo Cultural Valamandana
Grupo de contadoras de histórias composto por Val Brasil e suas duas filhas. Criado em 2018, o trio conta a história de A Menina, o Céu e o Mar, de Jussara Reis, um livro cheio de fantasias, sonhos e imaginação, que envolve seres da natureza como os peixes, polvos, baleias e uma sereia, em um conto repleto de alegria, entusiasmo e diversão.
10h30 às 12h – Jardim das Letras: Tributo a Rita Lee com Thaís Steimbach, do projeto Leia Mulheres, e a cantora Lucy Campos
O projeto Jardim das Letras mistura música e literatura e nesta edição especial para a Semana Literária reúne Thaís Steimbach, publicitária, poeta, escritora e mediadora do projeto Leia Mulheres (apaixonada por Rita Lee), com a cantora Lucy Campos, em uma homenagem a cantora, compositora e escritora, falecida em maio deste ano.
29 de outubro, às 19 horas
Geek Sinfônico com a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Local: Sala Acrísio de Camargo (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba)
Concerto especial com grandes clássicos do cinema, séries e games. Mais informações em breve.
ENDEREÇOS
Biblioteca Municipal ‘Antonio Modanesi’ – Rua das Primaveras, 450, Vila Bergamo
Casarão Cultural Pau Preto – Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro
Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá – Rua 15 de Novembro, 1.200, Centro
Complexo Cultural Viber – Rua Paraná, s/nº, Cidade Nova II
Museu Ferroviário – Praça Newton Prado, s/nº, Jardim Pompeia
Sala Acrísio de Camargo (CIAEI) – Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.665, Jardim Regina
Evento conta com várias atrações gratuitas, como teatro e atividades interativas
Evento acontece na primeira semana de dezembro e é organizado pelo Departamento Municipal de Turismo
Apresentações acontecem no palco em frente à Prefeitura e no Mosteiro de Itaici, com entrada…
Dois atletas do município atingiram recorde paulista: Lucas Batista Gomes e Mercedes Carolina Toledo
Programação conta com shows, exposição e exibição de filme
Ação foi promovida pelo Conselho de Promoção da Igualdade Racial