Destaque

Segunda captação de órgãos para transplante de 2022 é realizada no Haoc

A segunda captação de órgãos de 2022, no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc), de Indaiatuba, aconteceu neste domingo (15/5). O paciente, um homem de 59 anos, sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico e, perante os protocolos que atestam a morte encefálica, a família autorizou a doação de órgãos.

Diante deste quadro, equipes do Hospital das Clínicas da Unicamp e do Banco de Olhos do Hospital Oftalmológico de Sorocaba foram acionadas. Rins e córneas foram os órgãos captados e destinados para pacientes que aguardam na fila de transplante.

A primeira captação de órgãos de 2022, no Haoc, foi realizada na última quarta-feira (11/5). A paciente, uma mulher de 64 anos, também sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico e foram doados fígado, rins e córneas.

O Haoc conta com uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), responsável por detectar possíveis doadores de órgãos e tecidos, viabilizar o diagnóstico de morte encefálica, criar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes falecidos no hospital a possibilidade de doação de córneas e outros tecidos, entre outras prerrogativas.

O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (rins, coração, pulmão, pâncreas, fígado, intestino) ou tecido (córneas, válvulas, ossos, músculos, tendões, pele, veias e artérias) de uma pessoa doente (receptor), por outro órgão ou tecido normal de um doador vivo ou morto.

A legislação em vigor determina que a família será a responsável pela decisão final em caso de óbito de um parente, não tendo mais valor a informação de doador ou não doador de órgãos, registrada no documento de identidade. Em vida é possível doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula e parte dos pulmões.

Após efetivada a doação, os órgãos vão para os pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada Estado e controlada pelo Ministério Público.

(Fontes: Haoc, Associação Brasileira de Transplante de Órgãos e Ministério da Saúde)

Patricia Lisboa

Recent Posts

Secretaria de Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação realiza o Feirão de Emprego em maio

Evento é destinado para empresas com vagas de emprego abertas e candidatos interessados

15 horas ago

Programa Família Acolhedora completa três anos em Indaiatuba

No período, 18 famílias foram capacitadas para acolhimento de crianças e adolescentes, que necessitam de…

16 horas ago

BOLETIM DO TEMPO: 14, 15, 16 e 17 de abril de 2025

Em Indaiatuba, ocorre muita nebulosidade no início da semana

16 horas ago

Câmara Municipal faz balanço dos primeiros 100 dias da atual legislatura

Liberação de recursos para entidades, Refis e adoção de energia fotovoltaica estão entre destaques dos…

2 dias ago

Coluna DROPES estreia na semana do Dia do Jornalista

O novo conteúdo é publicado em parceria com o Jornal Mais Expressão

3 dias ago

Primeira fase de abertura do Centro Esportivo “Rei Pelé” começa na próxima segunda-feira

Funcionamento será em etapas e população terá vários espaços disponibilizados para atividades

3 dias ago