Saúde

Secretaria de Saúde dá dicas de prevenção contra dengue, chikungunya e zika virus

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba, por meio do Programa de Controle da Dengue, orienta a população a intensificar os cuidados e prevenir a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, neste final de ano, início da temporada do período pré-epidêmico das Arboviroses Urbanas.

De acordo com o acompanhamento sistemático da situação epidemiológica de casos confirmados no Estado de São Paulo e Região Metropolitana de Campinas, a Secretaria de Saúde demonstrou um avanço das doenças Dengue, Chikungunya e Zíka Vírus, principalmente no litoral paulista.

EM CASO DE VIAGENS

As pessoas que têm viagens planejadas devem ficar atentas para os locais onde há concentração de número de casos de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. A recomendação é que busquem informações com a Vigilância em Saúde do município de destino e adotem métodos de prevenção destas doença, entre eles, o uso de repelentes de acordo com as instruções descritas no rótulo da embalagem e aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a eliminação de possíveis criadouros no local de hospedagem, a manutenção de portas e janelas fechadas e o uso de calças e camisas de manga comprida de preferência com cores claras para não atrair mosquitos.

CUIDADOS EM CASA

Além da prevenção no deslocamento, o Coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, Ulisses Bernardinetti, atenta para os cuidados com a residência durante a ausência dos moradores. “A orientação é não deixar objetos que acumulem água na casa fechada, nem expostos à chuva”. Outro alerta é direcionado aos moradores de imóveis com piscinas, nesses casos, os moradores devem solicitar a parentes e pessoas de confiança que tratem a piscina com cloro semanalmente.

VASILHA DE ÁGUA DOS ANIMAIS

Quem possui animais de estimação também precisa ter atenção redobrada. Caso não possa deixá-los aos cuidados de outro responsável, o tutor deve recorrer a alguém de confiança para visitas em dois períodos diários para alimentação e higienização dos recipientes e espaço dos animais. A água deve ser trocada diariamente e a vasilha deve ser lavada com o uso de uma bucha para limpeza.

10 MINUTOS SÃO SUFICIENTES

Aos moradores que ficarão em Indaiatuba durante as festas de final de ano, a Secretaria de Saúde orienta que seja verificado o seu imóvel 10 minutos por semana e que seja realizado a eliminação dos potenciais criadouros, mantendo as calhas e ralos externos limpos e/ou fechados, em caixas d’água e latas de lixo, deixar os tonéis fechados e não manter pratos embaixo de vasos de plantas, lembrando que o mosquito procurará qualquer recipiente que acumule água para depositar seus ovos na parede deste recipiente, não diretamente na água.

O período de maior intensidade biológica do Aedes aegypti é entre outubro à abril, sendo que o período dos casos confirmados da doença permanece entre janeiro à julho, com maior pico entre abril e maio e de acordo com esses dados, a equipe de Controle da Dengue do município, realiza ações para evitar o disparo de casos da doença na cidade. As condições climáticas do Verão, com chuvas e altas temperaturas, junto ao deslocamento de pessoas nessa época são fatores que influenciam a alta do índice da doença.

SINTOMAS

Os sintomas da dengue são febre, usualmente entre dois e sete dias, náuseas, vômitos, dor muscular, dores nas juntas articulares, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo.

Em caso de sintomas destas doenças durante a viagem ou no retorno, é necessário procurar uma unidade de saúde de referência para atendimento, não tomar medicamentos sem orientação médica e informar ao profissional de saúde a localidade onde esteve nos últimos 14 dias.

ATENDIMENTO MÉDICO

Se os sintomas aparecerem de 22 de dezembro a 1º de janeiro, a população pode buscar por atendimento clínico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h) ou no pronto socorro do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc), já que as unidades básicas de saúde estarão fechadas no período.

O Hospital Dia também contará com plantões especiais de fim de ano nos dias 23, 26, 27, 28, 29 e 30 de dezembro, das 7h às 17h. A partir das 12h do dia 2 de janeiro de 2023, todas as unidades básicas de saúde retomarão seus atendimentos.

dropes

Recent Posts

Semana Nacional de Trânsito: Detran-SP reforça fiscalização contra consumo de álcool entre motoristas

Operação tem objetivo de reduzir e prevenir sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica ao…

10 horas ago

Projeto “Trem das Artes” acontece no Museu Ferroviário de Indaiatuba domingo

Feira de Artes e Artesanatos e a locomotiva a vapor são as atrações dessa edição…

11 horas ago

Sebrae abre inscrições para curso que ensina estratégias de vendas para o Dia das Crianças

Aula on-line e gratuita acontece no dia 24 de setembro, com duração de quatro horas

11 horas ago

Eclipse parcial da Lua acontece hoje; veja como assistir pela internet

Observatório Nacional transmitirá fenômeno ao vivo pelo canal no YouTube

1 dia ago

Exercício aeróbico à noite traz benefícios para idosos hipertensos, mostra estudo

Dados mostram que apenas treino noturno regulou mecanismo que compensa mudanças bruscas da pressão

2 dias ago

Fazenda libera R$ 46,5 milhões em créditos da Nota Fiscal Paulista

Os créditos estarão à disposição de mais de 16 milhões de consumidores entre pessoas físicas,…

2 dias ago