Política

Sancionada a lei municipal que define critérios para regularização fundiária urbana de interesse social

Por Patrícia Lisboa

A lei municipal nº 7846, que trata dos critérios para aprovação de parcelamento do solo urbano e para a regularização fundiária urbana de interesse social (Reurb-SP), em Indaiatuba, foi sancionada pelo prefeito Nilson Gaspar (MDB) e, com a publicação na edição nº 2413 da Imprensa Oficial do Município, nesta terça-feira (23/8), está em vigor.

O dispositivo legal – de autoria do Executivo Municipal e que teve aprovação unânime na Câmara Municipal – adequa as metragens dos lotes destinados à moradia popular, de acordo com a lei de zoneamento urbano. Com isso, para serem vendidos para famílias cadastradas junto à Secretaria Municipal da Habitação, os lotes terão de ter área mínima de 150 metros quadrados; área máxima de 187,5 metros quadrados e frente mínima de 7,5 metros quadrados.

Pela lei anterior, que foi revogada pela nova lei, as metragens eram 125 metros quadrados de área mínima; 150 metros quadrados de área máxima e frente mínima de 6,5 metros.

Com as dimensões atualizadas dos lotes, o projeto de lei também passa a permitir edificações de unidades multifamiliares (como prédios de mais de um andar) e não apenas unidades unifamiliares (casas térreas) nos lotes destinados obrigatoriamente para a habitação popular abrangida pelo programa Casa Verde e Amarela (ex-Minha Casa, Minha Vida ou o que vier a suceder), do governo federal.

A possibilidade de construir mais unidades em um terreno, com a permissão para a verticalização das edificações, o que melhora a margem de lucro para o empreendedor, a expectativa da Administração Municipal é de que haverá maior interesse da iniciativa privada na construção de conjuntos habitacionais populares no município.

Em Indaiatuba, o déficit habitacional estimado é de 25 mil famílias. Mas, no momento, cerca de 6,5 mil atendem a obrigatoriedade de manter o cadastro atualizado junto à Secretaria Municipal de Habitação e estão na fila para conseguir a casa própria, por meio de programa subsidiado pelos governos municipal, estadual e federal.

DECRETO

Por meio de decreto que também foi publicado na edição nº 2413 da Imprensa Oficial do Município, nesta terça-feira (23/8), o prefeito Nilson Gaspar (MDB) autoriza a implantação de um novo loteamento residencial na cidade, denominado Quinta do Lago. Com 428 lotes residenciais e 12 mistos, de diversas dimensões, o novo loteamento será implantado no bairro Tombadouro, por iniciativa privada.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Acafi e Rosa de Saron concorrem na 25ª edição do Grammy Latino na categoria de Música Cristã

"In Concert" é o álbum indicado ao prêmio; orquestra e banda participaram do Maio Musical…

19 minutos ago

Eleitores de Indaiatuba terão transporte coletivo urbano gratuito no dia da Eleição Municipal

Os ônibus circularão com grade de horário de sábado, no dia 6 de outubro

3 horas ago

Dia da Árvore será comemorado com o plantio de 500 mudas no Centro Esportivo Rei Pelé em Indaiatuba

Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente realiza mais ações durante a semana para lembrar…

3 horas ago

Indaiatuba passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Conselho Municipal de Turismo, o Comtur, também é reconhecido pelo governo federal

4 horas ago

Semana Nacional de Trânsito: Detran-SP reforça fiscalização contra consumo de álcool entre motoristas

Operação tem objetivo de reduzir e prevenir sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica ao…

1 dia ago

Projeto “Trem das Artes” acontece no Museu Ferroviário de Indaiatuba domingo

Feira de Artes e Artesanatos e a locomotiva a vapor são as atrações dessa edição…

1 dia ago