Geral

Saae vai acrescentar produtos químicos no tratamento da água; investimento será de R$ 4 mi

Por Patrícia Lisboa

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Indaiatuba vai acrescentar dois produtos químicos – a soda e o peróxido – para fazer o tratamento da água que é distribuída à população.

Para a compra dos produtos, foi feito o remanejamento de uma verba de R$ 4.165.780,57, que, originalmente, seria destinada para novas obras, pagamento de precatórios (dívidas judiciais) e compra de equipamentos pela autarquia.

A transferência do recurso financeiro foi autorizada pela Câmara de Vereadores, em votação única, e a lei nº 7674/2021, que estabelece a medida, foi publicada, na última sexta-feira (8/10), na Imprensa Oficial do Município, edição nº 2146.

A vice superintendente do Saae, Vanessa Kühl, explicou em entrevista ao DROPES, que, com a falta de chuvas, houve um aumento na concentração de carga orgânica na água dos mananciais que são fontes de abastecimento da cidade.

Com o excesso de carga orgânica, segundo ela, a água captada dos rios precisa ser tratada com mais produtos químicos, para ficar boa para o consumo humano.

E, quanto mais produtos são usados, mais caro fica o tratamento da água.

O cloro gás e o hipoclorito, ainda de acordo com a vice superintendente do Saae, são os produtos básicos, para garantir a potabilidade da água. “Mas, quanto maior a poluição da água, mais produtos precisam ser usados no tratamento”, explica.

Na carga orgânica estão presentes, por exemplo, o fósforo e a amônia. No tratamento, os produtos químicos diluem a carga orgânica, que é removida por um processo de decantação.

Para retirar a amônia – que interfere no gosto da água, alvo de muitas queixas da população – o Saae afirma que já triplicou o uso do carvão ativado no tratamento. Agora, a autarquia acrescentará o peróxido, além da soda.

Com as chuvas, a qualidade da água melhora e é possível reduzir os produtos químicos usados no tratamento. Porém, os maiores volumes de chuva são esperados somente no Verão, a partir de dezembro.

Falta de chuva aumenta poluição da água dos mananciais que abastecem a cidade (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes/Direitos Reservados)
Patricia Lisboa

Recent Posts

Veja momentos do Desfile de Sete de Setembro em Indaiatuba

Bexigas biodegradáveis contendo sementes de plantas foram soltas durante o evento cívico, no Parque Ecológico

9 horas ago

Confira a programação do Desfile de Sete de Setembro em Indaiatuba

Evento cívico está previsto para iniciar às 8h45 e terminar às 12h, na Avenida Engenheiro…

2 dias ago

Matrículas para ano letivo de 2025 serão automáticas para alunos da rede

Para alunos que estão fora da rede, matrículas podem ser feitas até o dia 13…

2 dias ago

BOLETIM DO TEMPO: 6, 7 e 8 de setembro de 2024

Ocorre variação da nebulosidade, nesta sexta, mas, não chove; as temperaturas têm ligeira queda, hoje,…

2 dias ago

Licenciamento 2024 chega às placas 5 e 6 em setembro no estado de SP

O calendário do licenciamento 2024 teve início em julho, com placas de final 1 e…

3 dias ago

Poupatempo fecha no feriado de 7 de setembro

As opções digitais serão mantidas, com mais de 3,4 mil serviços disponíveis à população; atividades…

3 dias ago