Na nascente foi feito o controle de erosão e desassoreamento (Foto: DCS)
O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) realizou os trabalhos de recuperação em mais uma nascente, desta vez, em uma propriedade rural localizada no bairro do Mirim, em Indaiatuba.
De acordo com o coordenador do Setor de Meio Ambiente do Saae, Ildo de Sousa Dias, responsável pelo Programa de Recuperação de Nascentes, os trabalhos nessa nascente iniciaram com a localização do ponto da nascente e desassoreamento.
Foram realizados também trabalhos de controle de erosão para evitar processos erosivos e isolamento da Área de Preservação Permanente para favorecer a regeneração natural do fragmento florestal existente.
Com os trabalhos realizados na propriedade, o Saae tem o objetivo de incentivar e estimular que as ações ambientais ali implantadas e bem-sucedidas se repliquem em outras propriedades rurais.
Nos últimos cinco anos, o Saae realizou serviços de preservação e recuperação em 72 nascentes.
Para a estabilidade dos serviços já realizados existe uma equipe que faz a manutenção periódica nas nascentes.
São realizados serviços de limpeza, manutenção no entorno das nascentes, replantio, controle de formigas e de espécies invasoras dominantes, adubação, controle de processos erosivos, e orientação ao proprietário rural quanto às boas práticas de uso e de manejo das Áreas de Preservação Permanente (APP).
A recuperação das nascentes é fundamental para o aumento da disponibilidade hídrica e a melhoria na qualidade da água, por isso os trabalhos são constantes.
“Todas essas condições mostram a importância e os benefícios que existem na conservação e recuperação das nascentes. A falta d’água já é realidade em diversos cenários no próprio Brasil, cabe a nós, hoje, transformar essa realidade para as futuras gerações. Além de transformar a realidade futura, no presente com atitudes como essa, podemos trazer benefícios produtivos, econômicos e sociais”, complementa Ildo.
O proprietário rural que tiver interesse em aderir ao programa deve procurar o Saae e manifestar seu interesse para que os técnicos do Setor de Meio Ambiente visitem a propriedade e realizem estudo de caso e proposta de recuperação da área.
O trabalho de recuperação de nascentes do Saae está incluído no programa VerdeAzul, do governo estadual.
Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…
Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…
O calendário de pagamento vai de 24 de abril até 8 de maio
A vítima é uma mulher, de 83 anos; ainda há 876 notificações de casos suspeitos…
Texto prevê dedução de até 90% do valor da multa e dos juros
Comissão da Câmara vai analisar reivindicações dos servidores inativos