Geral

Saae participa de reunião da câmara técnica de outorga e licenças da Ares-PCJ

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) de Indaiatuba participou da 101ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Outorga e Licenças, da ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), na última sexta-feira (14/4), no Museu da Água, em Indaiatuba.

A reunião contou com a presença de representantes de diversas instituições e órgãos públicos, além de membros da sociedade civil. Representando a autarquia, Adriano Prochowski, técnico do Departamento de Planejamento, explanou sobre a necessidade da manutenção da qualidade do rio Jundiaí e estacou a sua importância como manancial para abastecimento de água de toda a região.

Durante a apresentação, Adriano, também destacou a iniciativa de Indaiatuba na interlocução entre os usuários da Bacia do Rio Jundiaí, juntamente com os órgãos de fiscalização, relacionando as reais necessidades e demandas para solução dos problemas de eficiência no abastecimento público de água, juntamente com propostas de ação ou estimativas das obras e custos necessários.

Durante a reunião, foram discutidos diversos assuntos relacionados à outorga de licenciamento de recursos hídricos na região das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. A CT-OL avalia processos de requisição de outorga para uso da água e licenciamento ambiental para empreendimentos que podem impactar o meio ambiente e os recursos hídricos da região.

ARES -PCJ

A ARES-PCJ tem como objetivo garantir a gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, por meio do controle, regulação e fiscalização dos serviços de saneamento básico e das atividades que utilizam os recursos hídricos. Nesse sentido, o CT-OL desempenha um papel fundamental na avaliação dos processos de outorga e licenciamento, buscando assegurar que essas atividades sejam realizadas de forma adequada e sustentável.

Além disso, a reunião também contou com a apresentação de relatório e estudos realizados pela ARES-PCJ e por outras instituições parceiras, que abordaram temas relevantes para a gestão dos recursos hídricos, como a qualidade da água e a disponibilidade hídrica na região.

A 101ª Reunião Ordinária da CT-OL da ARES-PCJ, foi mais um importante momento de discussão e avaliação dos processos de outorga e licenciamento de recursos hídricos na região das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. A participação da sociedade civil e de diversos órgãos públicos evidencia a importância do trabalho realizado pela ARES-PCJ na gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos da região.

dropes

Recent Posts

Prefeito Nilson Gaspar assina Decreto que cria Comissão de Transição de Governo

Documento está publicado na edição nº 3091 da Imprensa Oficial do Município; confira quem são…

1 dia ago

Black Friday: maioria dos consumidores deve gastar de R$ 201 a R$ 500

Produtos eletrônicos e de alimentação são os mais desejados

1 dia ago

Via Colinas orienta motoristas sobre cuidados ao trafegar em dias de chuva

É imprescindível manter uma distância segura do carro da frente; evite distrações

1 dia ago

BOLETIM DO TEMPO: 8, 9 e 10 de novembro de 2024

Em Indaiatuba, frente fria intensifica a instabilidade nesta sexta e ocorre queda nas temperaturas; no…

1 dia ago

Passarela metálica próximo ao Derefim é interditada para reparos

Manutenção deverá ser iniciada assim que as chuvas diminuírem

2 dias ago

Cultura divulga atrações da final do 22º Festival de Rock de Indaiatuba

Crypta, In Element, Paradise Inflames e Estorvo se apresentam no evento, que acontece nos dias…

2 dias ago