Geral

Saae participa de reunião da câmara técnica de outorga e licenças da Ares-PCJ

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) de Indaiatuba participou da 101ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Outorga e Licenças, da ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), na última sexta-feira (14/4), no Museu da Água, em Indaiatuba.

A reunião contou com a presença de representantes de diversas instituições e órgãos públicos, além de membros da sociedade civil. Representando a autarquia, Adriano Prochowski, técnico do Departamento de Planejamento, explanou sobre a necessidade da manutenção da qualidade do rio Jundiaí e estacou a sua importância como manancial para abastecimento de água de toda a região.

Durante a apresentação, Adriano, também destacou a iniciativa de Indaiatuba na interlocução entre os usuários da Bacia do Rio Jundiaí, juntamente com os órgãos de fiscalização, relacionando as reais necessidades e demandas para solução dos problemas de eficiência no abastecimento público de água, juntamente com propostas de ação ou estimativas das obras e custos necessários.

Durante a reunião, foram discutidos diversos assuntos relacionados à outorga de licenciamento de recursos hídricos na região das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. A CT-OL avalia processos de requisição de outorga para uso da água e licenciamento ambiental para empreendimentos que podem impactar o meio ambiente e os recursos hídricos da região.

ARES -PCJ

A ARES-PCJ tem como objetivo garantir a gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, por meio do controle, regulação e fiscalização dos serviços de saneamento básico e das atividades que utilizam os recursos hídricos. Nesse sentido, o CT-OL desempenha um papel fundamental na avaliação dos processos de outorga e licenciamento, buscando assegurar que essas atividades sejam realizadas de forma adequada e sustentável.

Além disso, a reunião também contou com a apresentação de relatório e estudos realizados pela ARES-PCJ e por outras instituições parceiras, que abordaram temas relevantes para a gestão dos recursos hídricos, como a qualidade da água e a disponibilidade hídrica na região.

A 101ª Reunião Ordinária da CT-OL da ARES-PCJ, foi mais um importante momento de discussão e avaliação dos processos de outorga e licenciamento de recursos hídricos na região das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. A participação da sociedade civil e de diversos órgãos públicos evidencia a importância do trabalho realizado pela ARES-PCJ na gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos da região.

dropes

Recent Posts

Bosque do Saber recebe a 82ª edição do Domingo Ecológico

Evento conta com várias atrações gratuitas, como teatro e atividades interativas

12 horas ago

3ª edição do Pedal de Natal está com as inscrições abertas

Evento acontece na primeira semana de dezembro e é organizado pelo Departamento Municipal de Turismo

12 horas ago

“Tons Natalinos”: Acafi realiza concertos dias 7 e 8 de dezembro

Apresentações acontecem no palco em frente à Prefeitura e no Mosteiro de Itaici, com entrada…

19 horas ago

Natação de Indaiatuba conquista o 3º lugar no Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Verão e SP Open

Dois atletas do município atingiram recorde paulista: Lucas Batista Gomes e Mercedes Carolina Toledo

1 dia ago

3ª Caminhada Antirracista marca Dia da Consciência Negra em Indaiatuba

Ação foi promovida pelo Conselho de Promoção da Igualdade Racial

2 dias ago