Geral

Saae participa de oficina da radionovela ambiental do consorcio PCJ, que também lança o projeto Gota d’Água 2023

Na quinta edição da Oficina “Produzindo uma Radionovela”, promovida pelo Consórcio PCJ, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) de Indaiatuba marcou presença com a participação de dois funcionários, Thomaz Edson, do Departamento de Comunicação, e Vinicius Bortolotti, do Museu da Água, incorporando personagens.

Na radionovela ambiental, Thomaz assumir o papel do Comandante Adailton, e do Peixe Mandilson, enquanto Vinicius deu voz ao Peixe Lamba, mascote do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio.

No episódio, a Turma do Lamba, vivenciada por Vinicius, junto com o Peixe Mandilson e o Comandante Adailton, interpretados por Thomaz, contou com a participação de outros personagens, como a repórter Maju Curtinho, a Lala, e o Velho Pescador, interpretados por representantes das cidades que compõem o Consórcio, se aventuram por um passeio de barco pelo Rio Piracicaba. Nessa jornada, eles destacam a importância vital das Bacias Hidrográficas, compartilhando lições valiosas sobre a conservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.

As gravações da oficina serviram como matéria-prima para a produção deste episódio, já disponível no Spotify. Basta acessar o link: https://open.spotify.com/episode/5bsnGau8AAYClcbLH1MgYs?si=TMXEdaT0Qm-CQI8zLLirfw&nd=1.

PROJETO GOTA D’ÁGUA 2023

O Consórcio PCJ também lançou o “Projeto Gota d’Água 2023”, que inclui um curso em formato de podcasts com o tema “O uso de podcasts como Metodologia Ativa em Sala de Aula”. Já são cinco episódios disponíveis no canal da entidade no Spotify, chamado AguaCast.

Esse curso foi idealizado pela Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ, com o apoio do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, com o objetivo de promover o uso de podcasts como ferramenta educacional em sala de aula, tornando temas complexos, como meio ambiente e gestão de recursos hídricos, mais atrativos para os alunos.

Os participantes do Projeto Gota d’Água são capacitados em temas relacionados à gestão de recursos hídricos, e esses conhecimentos são compartilhados com os alunos das escolas participantes. No final do ano, as iniciativas mais destacadas são reconhecidas com o Prêmio “Sua Gota faz a Diferença”, em três categorias: vídeo, desenho e podcasts.

Este ano, o Projeto Gota d’Água tem como tema “Água para mim, água para nós, minha voz no comitê mirim”, com o objetivo de incentivar a participação dos alunos em colegiados sobre a água, como os comitês de bacias. É uma oportunidade única para os jovens que se envolvem em atividade na proteção e gestão responsável dos recursos hídricos, dando voz a um futuro mais sustentável e consciente.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Mais Expressão e Portal Dropes confirmam parceria inédita a partir do próximo dia 11

Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…

2 horas ago

BOLETIM DO TEMPO: 4, 5 e 6 de abril de 2025

Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…

2 horas ago

Aposentados e pensionistas do INSS terão o 13º antecipado para abril e maio

O calendário de pagamento vai de 24 de abril até 8 de maio

7 horas ago

Indaiatuba confirma a quinta morte por dengue e se aproxima dos 5 mil casos da doença

A vítima é uma mulher, de 83 anos; ainda há 876 notificações de casos suspeitos…

23 horas ago

REFIS: Vereadores analisam projeto de lei do Executivo de regularização fiscal

Texto prevê dedução de até 90% do valor da multa e dos juros

1 dia ago

Aposentados da prefeitura pedem extensão de benefícios aos inativos

Comissão da Câmara vai analisar reivindicações dos servidores inativos

1 dia ago