Geral

Saae investe em produtos e tecnologia para melhoria no tratamento da água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Indaiatuba informa que implementou melhorias e aprimoramento no processo de tratamento da água e destaca duas delas: a implantação de dióxido de cloro nas Estações de Tratamento de Água 1 e 3 (Vila Avaí e bairro Pimenta) e a contratação de uma empresa especializada na implantação de sistemas de alta capacidade de dosagem de carvão ativado.

“A água distribuída pelo Saae atende e sempre atendeu ao padrão de potabilidade estabelecido pelo Ministério da Saúde. As medidas que estão sendo adotadas visam aperfeiçoar ainda mais os processos adotados nas estações de tratamento, principalmente quanto a remoção de substâncias com potencial de causar gosto e odor na água, substâncias produzidas por gêneros específicos de algas, que não apresentam toxidade ao consumo, mas, que podem apresentar odor característico, mesmo em baixíssimas concentrações, e ser notado por consumidores com mais sensibilidade (gosto e odor são parâmetros medidos em uma escala de 0 a 6)”, afirma o Saae.

Saae implementa melhorias no processo de tratamento da água (Foto: Thomaz Edson/DCS/Saae)

O dióxido de cloro, um oxidante e desinfetante de grande reputação, que está sendo implantado nas ETAs, é um composto que se destaca por sua alta reatividade, residual relativamente persistente, baixa formação de compostos organo-halogenados, capacidade de inativar microrganismos e é eficaz na remoção de compostos que podem causar gosto e odor, tornando a água mais agradável ao paladar.

“Outra medida importante é a contratação de uma empresa especializada na implantação e operação de sistemas de alta capacidade de dosagem de carvão ativado, produto utilizado no processo de adsorção, pois possui eficiência comprovada na remoção de substâncias orgânicas que causam gosto e odor, na remoção de subprodutos da oxidação, entre outros. O carvão ativado já é utilizado nos sistemas de tratamento de água do Saae há décadas, no entanto, a atual contratação é para a implantação de sistemas com alta capacidade de preparo e dosagem visando atender futuras demandas em períodos críticos e prolongados de estiagens”, acrescenta a autarquia.

Para o superintendente do Saae, Pedro Claudio Salla, essas iniciativas refletem o compromisso da autarquia em continuar fornecendo água de qualidade aos consumidores e o comprometimento em manter a água segura e potável.

dropes

Recent Posts

Bosque do Saber recebe a 82ª edição do Domingo Ecológico

Evento conta com várias atrações gratuitas, como teatro e atividades interativas

1 hora ago

3ª edição do Pedal de Natal está com as inscrições abertas

Evento acontece na primeira semana de dezembro e é organizado pelo Departamento Municipal de Turismo

1 hora ago

“Tons Natalinos”: Acafi realiza concertos dias 7 e 8 de dezembro

Apresentações acontecem no palco em frente à Prefeitura e no Mosteiro de Itaici, com entrada…

8 horas ago

Natação de Indaiatuba conquista o 3º lugar no Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Verão e SP Open

Dois atletas do município atingiram recorde paulista: Lucas Batista Gomes e Mercedes Carolina Toledo

15 horas ago

Secretaria de Cultura realiza eventos neste final de semana em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Programação conta com shows, exposição e exibição de filme

15 horas ago

3ª Caminhada Antirracista marca Dia da Consciência Negra em Indaiatuba

Ação foi promovida pelo Conselho de Promoção da Igualdade Racial

1 dia ago