Uncategorized

Saae alerta sobre a importância de não desperdiçar água durante esse período de poucas chuvas

Indaiatuba está há mais de 50 dias sem chuvas expressivas. Por isso, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) alerta a população sobre a importância do uso consciente de água e de evitar desperdícios, para manter a qualidade e volume dos cursos hídricos utilizados para o abastecimento público.

Os dados do pluviômetro instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro Pimenta, apontam que o mês de julho teve uma precipitação de apenas 9,00 milímetros. A análise da somatória de janeiro a julho de 2023 revela um índice de precipitação baixa, totalizando 747,60mm.

Ainda que o cenário aponte uma melhoria em comparação com o mesmo período de 2022 (625,90 mm), a autarquia ressalta a conscientização de todos sobre a importância da economia de água.

“Indaiatuba possui um sistema de abastecimento bem estruturado, porém, nesse período de poucas chuvas, os mananciais enfrentam uma redução em sua vazão, sendo necessárias medidas adicionais no tratamento de água para manter os parâmetros de qualidade dentro dos limites exigidos pela legislação, garantindo a potabilidade da água distribuída. O Saae possui em seu Laboratório de Águas a certificação pelo INMETRO da ISO 17025, que é um sistema de gestão com o objetivo de promover a confiança na operação e atestar a competência técnica do laboratório na precisão, confiabilidade e alta qualidade nos resultados das análises. Nesse contexto, é importante ressaltar o uso consciente da água por parte da população, que faz reduzir a captação de água bruta nos rios, tornando possível a diminuição da necessidade de recorrer a maiores quantidades de produtos químicos no processo de tratamento”, informa o Saae, em nota.

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA

O Saae incentiva a adoção de práticas que economizem água, por exemplo, o uso de vassoura para limpar áreas externas; fechar torneiras ao escovar os dentes; evitar descargas desnecessárias e utilizar o vaso sanitário adequadamente. Além disso, tomar banhos mais curtos; regar as plantas nos horários de menor evaporação, praticar a lavagem de louça conscientemente e consertar vazamentos também são medidas essenciais para reduzir o consumo de água no cotidiano.

dropes

Recent Posts

Semana Nacional de Trânsito: Detran-SP reforça fiscalização contra consumo de álcool entre motoristas

Operação tem objetivo de reduzir e prevenir sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica ao…

10 horas ago

Projeto “Trem das Artes” acontece no Museu Ferroviário de Indaiatuba domingo

Feira de Artes e Artesanatos e a locomotiva a vapor são as atrações dessa edição…

10 horas ago

Sebrae abre inscrições para curso que ensina estratégias de vendas para o Dia das Crianças

Aula on-line e gratuita acontece no dia 24 de setembro, com duração de quatro horas

10 horas ago

Eclipse parcial da Lua acontece hoje; veja como assistir pela internet

Observatório Nacional transmitirá fenômeno ao vivo pelo canal no YouTube

1 dia ago

Exercício aeróbico à noite traz benefícios para idosos hipertensos, mostra estudo

Dados mostram que apenas treino noturno regulou mecanismo que compensa mudanças bruscas da pressão

2 dias ago

Fazenda libera R$ 46,5 milhões em créditos da Nota Fiscal Paulista

Os créditos estarão à disposição de mais de 16 milhões de consumidores entre pessoas físicas,…

2 dias ago