Saúde

Roda de conversa marca Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência na rede municipal de saúde

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba, em alusão à Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que ocorre de 1º a 8 de fevereiro, realizará uma roda de conversa, nesta terça-feira (7/2), com os pacientes do Centro de Apoio Psicossocial Infanto-Juvenil (Caps IJ), com palestras do médico ginecologista José Pedroso Neto, da enfermeira Carla Sofia, da psicóloga Solange Mazzoni e da técnica de enfermagem Andrea Ruggeri.

Indaiatuba conta com o Programa Indaiatubano de Prevenção de Gravidez na Adolescência. Idealizado pelo médico e vice-prefeito, Túlio Tomass do Couto (MDB), o programa tem como objetivo levar informação aos adolescentes sobre sexualidade, métodos contraceptivos e as consequências de uma gravidez indesejada na adolescência.

“Dentre essas consequências, podemos citar o abandono escolar, problemas emocionais, a não qualificação para o mercado de trabalho entre outras”, comentou o idealizador do programa, o médico dr. Túlio.

Os principais fatores para ocorrência da gravidez na adolescência são a falta de informação sobre o corpo, sexualidade, dificuldade de diálogo com os pais, desconhecimento e/ou falta de acesso aos métodos contraceptivos. A Secretaria de Saúde de Indaiatuba fornece na rede pública diversos métodos contraceptivos, entre eles o DIU Mirena, Kyleena e Implanon para adolescentes na faixa etária do início da vida sexual até 19 anos. As adolescentes que optam pela inserção dos DIUs são encaminhadas ao Ambulatório de Especialidades da Mulher e da Criança para avaliação e inserção do dispositivo. Em 2022 foram implantados 110 DIUs Mirena/Kyleena e mais 38 implanon nas adolescentes. Uma produção 24% maior do que em 2021.

As ações efetivas do programa são realizadas através de palestras, rodas de conversa nas escolas da rede estadual e privada, OSCs, UBS, Caps IJ, Cras e em parcerias com outras secretarias da Prefeitura. Somente em 2022 foram realizadas 50 palestras com a participação de mais de 3.200 adolescentes.

A ação da próxima terça-feira, no Caps IJ, dá início ao cronograma anual de palestras e rodas de conversas do Programa de Prevenção da Gravidez na Adolescência em Indaiatuba. No primeiro momento será um evento fechado próprio para as pacientes e ao longo do ano as equipes chegarão até as escolas públicas e privadas.

Dúvidas podem ser esclarecidas no WhatsApp da Saúde (19) 99779-3856.

dropes

Recent Posts

Acafi e Rosa de Saron concorrem na 25ª edição do Grammy Latino na categoria de Música Cristã

"In Concert" é o álbum indicado ao prêmio; orquestra e banda participaram do Maio Musical…

47 minutos ago

Eleitores de Indaiatuba terão transporte coletivo urbano gratuito no dia da Eleição Municipal

Os ônibus circularão com grade de horário de sábado, no dia 6 de outubro

4 horas ago

Dia da Árvore será comemorado com o plantio de 500 mudas no Centro Esportivo Rei Pelé em Indaiatuba

Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente realiza mais ações durante a semana para lembrar…

4 horas ago

Indaiatuba passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Conselho Municipal de Turismo, o Comtur, também é reconhecido pelo governo federal

5 horas ago

Semana Nacional de Trânsito: Detran-SP reforça fiscalização contra consumo de álcool entre motoristas

Operação tem objetivo de reduzir e prevenir sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica ao…

1 dia ago

Projeto “Trem das Artes” acontece no Museu Ferroviário de Indaiatuba domingo

Feira de Artes e Artesanatos e a locomotiva a vapor são as atrações dessa edição…

1 dia ago