Política

RMC terá comitê regional de enfrentamento à febre maculosa

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, propôs, na manhã desta sexta-feira (16/6), a criação de um comitê técnico com as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), da qual Indaiatuba faz parte, para enfrentamento à febre maculosa, durante reunião com prefeitos no Conselho da RMC, na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), no Jardim Chapadão, em Campinas. A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho da RMC e prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis.

“Na reunião da Região Metropolitana de Campinas propus a criação de um comitê técnico entre as secretarias de Saúde das 20 cidades que compõem a RMC, em especial às Vigilâncias Epidemiológicas, para discutir ações conjuntas de enfrentamento à febre maculosa”, disse o prefeito, Dário Saadi.

O prefeito destacou a importância de trabalhar em conjunto com as 20 cidades porque a região toda é endêmica, ou seja, tem a presença da bactéria Rickettsia, causadora da febre maculosa, transmitida pelo carrapato-estrela, há mais de 20 anos. A proposta de criação do comitê foi aceita por todos os prefeitos da RMC, que contará com a participação, também, da Secretaria de Saúde do Estado.

“É fundamental que as ações de enfrentamento à febre maculosa sejam articuladas além dos limites do município, que seja de maneira conjunta. Somos uma região com cerca de 3 milhões de habitantes e é importante a união neste momento de enfrentamento a uma doença tão complexa quanto a febre maculosa”, ressaltou o prefeito.

Entre as ações, a serem executadas em conjunto entre as cidades, estão a capacitação de médicos e profissionais da saúde, para reconhecimento precoce da doença e o tratamento adequado para os casos suspeitos de febre maculosa, e a comunicação para alertar de risco de febre maculosa em locais em que já existiu a transmissão.

INDAIATUBA

Representantes da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Indaiatuba participaram da reunião do Conselho da RMC, nesta sexta-feira (16/6), segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura.

Em Indaiatuba, um caso de febre maculosa foi registrado, em abril deste ano. Não houve óbito. Em nota publicada em rede social, a Prefeitura de Indaiatuba informa que mantém as áreas públicas com presença de carrapato e risco para febre maculosa sinalizadas.

A Secretaria Municipal de Saúde informou ao DROPES que são monitoradas as regiões do Parque Ecológico, Parque do Mirim, bairro Itaici e bairro Buru. Para esclarecer dúvidas ou para informar infestação de carrapatos, o contato pode ser feito com o WhatsApp da Secretaria Municipal de Saúde: (19) 9 9779-3856.

(Arte: RIC/PMI)
dropes

Recent Posts

Semana Nacional de Trânsito: Detran-SP reforça fiscalização contra consumo de álcool entre motoristas

Operação tem objetivo de reduzir e prevenir sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica ao…

11 horas ago

Projeto “Trem das Artes” acontece no Museu Ferroviário de Indaiatuba domingo

Feira de Artes e Artesanatos e a locomotiva a vapor são as atrações dessa edição…

11 horas ago

Sebrae abre inscrições para curso que ensina estratégias de vendas para o Dia das Crianças

Aula on-line e gratuita acontece no dia 24 de setembro, com duração de quatro horas

11 horas ago

Eclipse parcial da Lua acontece hoje; veja como assistir pela internet

Observatório Nacional transmitirá fenômeno ao vivo pelo canal no YouTube

1 dia ago

Exercício aeróbico à noite traz benefícios para idosos hipertensos, mostra estudo

Dados mostram que apenas treino noturno regulou mecanismo que compensa mudanças bruscas da pressão

2 dias ago

Fazenda libera R$ 46,5 milhões em créditos da Nota Fiscal Paulista

Os créditos estarão à disposição de mais de 16 milhões de consumidores entre pessoas físicas,…

2 dias ago