Reunião do Conselho da RMC aconteceu nesta sexta-feira, em Campinas (Foto: Fernanda Sunega/PMC)
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, propôs, na manhã desta sexta-feira (16/6), a criação de um comitê técnico com as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), da qual Indaiatuba faz parte, para enfrentamento à febre maculosa, durante reunião com prefeitos no Conselho da RMC, na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), no Jardim Chapadão, em Campinas. A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho da RMC e prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis.
“Na reunião da Região Metropolitana de Campinas propus a criação de um comitê técnico entre as secretarias de Saúde das 20 cidades que compõem a RMC, em especial às Vigilâncias Epidemiológicas, para discutir ações conjuntas de enfrentamento à febre maculosa”, disse o prefeito, Dário Saadi.
O prefeito destacou a importância de trabalhar em conjunto com as 20 cidades porque a região toda é endêmica, ou seja, tem a presença da bactéria Rickettsia, causadora da febre maculosa, transmitida pelo carrapato-estrela, há mais de 20 anos. A proposta de criação do comitê foi aceita por todos os prefeitos da RMC, que contará com a participação, também, da Secretaria de Saúde do Estado.
“É fundamental que as ações de enfrentamento à febre maculosa sejam articuladas além dos limites do município, que seja de maneira conjunta. Somos uma região com cerca de 3 milhões de habitantes e é importante a união neste momento de enfrentamento a uma doença tão complexa quanto a febre maculosa”, ressaltou o prefeito.
Entre as ações, a serem executadas em conjunto entre as cidades, estão a capacitação de médicos e profissionais da saúde, para reconhecimento precoce da doença e o tratamento adequado para os casos suspeitos de febre maculosa, e a comunicação para alertar de risco de febre maculosa em locais em que já existiu a transmissão.
INDAIATUBA
Representantes da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Indaiatuba participaram da reunião do Conselho da RMC, nesta sexta-feira (16/6), segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura.
Em Indaiatuba, um caso de febre maculosa foi registrado, em abril deste ano. Não houve óbito. Em nota publicada em rede social, a Prefeitura de Indaiatuba informa que mantém as áreas públicas com presença de carrapato e risco para febre maculosa sinalizadas.
A Secretaria Municipal de Saúde informou ao DROPES que são monitoradas as regiões do Parque Ecológico, Parque do Mirim, bairro Itaici e bairro Buru. Para esclarecer dúvidas ou para informar infestação de carrapatos, o contato pode ser feito com o WhatsApp da Secretaria Municipal de Saúde: (19) 9 9779-3856.
Vereadores pedem mais planejamento nas intervenções da companhia
Em Indaiatuba, choveu na noite de quinta-feira, mas, não chove nesta sexta e no final…
O óbito ocorreu no dia 10 de março e a vítima foi uma mulher, de…
O prazo para envio das propostas termina no dia 30 de maio
Shows que foram cancelados em virtude da chuva do dia 10 de maio foram remarcados,…
Em Indaiatuba, para se vacinar, a pessoa deve procurar uma das 17 Unidades Básicas de…