Forte chuva causa falta de energia e paralisação no sistema de abastecimento de água (Foto: Arquivo/Patrícia Lisboa/Dropes_
O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Indaiatuba foi revisado e encontra-se disponível para Consulta Pública no site da Prefeitura. Trata-se do Produto 6 – Relatório Final que pode ser acessado pelos links https://www.indaiatuba.sp.gov.br/engenharia/pmsb-pgirs/ e https://saneamentoindaiatuba.com.br/. A população poderá contribuir com sugestões até o dia 26 de junho.
O documento será apresentado, na próxima terça-feira (6/6), para os Comitês Executivo e de Coordenação do Plano e convidados, entre eles, representantes da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares PCJ) e Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema). A apresentação acontecerá das 9h às 12h, no Museu da Água, e também será aberta ao público.
A Novaes Engenharia e Construções, empresa contratada para realizar o trabalho de revisão e atualização do PMSB, iniciou o processo em 2021 e desde então foram entregues o Plano de Trabalho; Plano de Mobilização Social; Diagnóstico, Prognóstico e Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; Concepção dos programas, projetos e ações necessárias para atingir os objetivos e as metas da Revisão do PMSB; e Mecanismos e procedimentos de controle social e dos instrumentos para o monitoramento e avaliação sistemática da eficiência, eficácia e efetividade das ações programadas. Todas essas etapas foram disponibilizadas para consulta no site da Prefeitura.
A etapa final da revisão será o envio do Projeto de Lei para a votação da Câmara Municipal de Indaiatuba.
A atualização do Plano de Saneamento está atrelada a aprovação do Plano Diretor da Cidade e a ação tem como objetivo principal a universalização dos serviços no município, buscando melhorar a saúde e qualidade de vida dos munícipes.
A Lei 11.445 de 2007 trouxe novas diretrizes nacionais, definiu o planejamento dos serviços básicos como instrumento fundamental para se alcançar o acesso universal do saneamento básico e entre essas ferramentas está o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O plano deve ser elaborado pelas Prefeituras e devidamente transformado em legislação municipal, sendo essencial para obtenção de recursos financeiros junto ao Governo Federal.
Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…
Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…
O calendário de pagamento vai de 24 de abril até 8 de maio
A vítima é uma mulher, de 83 anos; ainda há 876 notificações de casos suspeitos…
Texto prevê dedução de até 90% do valor da multa e dos juros
Comissão da Câmara vai analisar reivindicações dos servidores inativos