Uncategorized

Receita libera consulta a último lote de restituição do IR 2021

O contribuinte que entregou a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (ano-base 2020) poderá saber, a partir das 10h de hoje (23/9), se acertou as contas com o Leão. A Receita Federal liberará a consulta ao último dos cinco lotes de restituição deste ano.

Ao todo, 358.162 contribuintes receberão R$ 562 milhões. Além dos contribuintes que entregaram a declaração no prazo, até 31 de maio, a Receita pagará restituição aos que entregaram o documento com atraso, até 15 de setembro, e não caíram na malha fina.

O restante tem prioridade legal, sendo 4.955 contribuintes idosos acima de 80 anos, 47.465 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.927 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 19.211 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A partir do próximo mês, o Fisco só liberará as restituições a contribuintes que tenham caído na malha fina em 2021 ou em anos anteriores e tenham retificado a declaração, corrigindo inconsistências ou erros de informação.

O dinheiro será pago em 30 de setembro. A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

A consulta no site permite a verificação de eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição – como inclusão na malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.

CALENDÁRIO

Inicialmente prevista para terminar em 30 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física foi encerrado em 31 de maio por causa da segunda onda da pandemia de covid-19. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.

A restituição será depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

(Fonte: Agência Brasil)

Patricia Lisboa

Recent Posts

Líder da Oposição pede urgência na ampliação de leitos de UTI Neonatal na rede pública de Indaiatuba

Vereador Du Tonin protocolou indicação após publicação de informações sobre o assunto na Coluna DROPES

17 minutos ago

Governo de São Paulo abre inscrições para o 18º Prêmio São Paulo de Literatura

Inscrições podem ser feitas de 28 de maio a 15 de julho; os autores dos…

7 horas ago

Sábado tem Campanha de Doação de Sangue e cadastro para Banco de Doação de Medula Óssea na Fiec

As senhas para doação de sangue são emitidas pelo site da Fiec a partir desta…

7 horas ago

Divulgado o calendário da aplicação de inseticida e larvicida para combate à dengue até 2 de junho

Jardim Teotônio Vilela, Jardim São Conrado e parte do Parque das Nações estão entre os…

12 horas ago

Empresas poderão alugar imóveis do Dimpe 2

Medida dependerá de autorização da Secretaria Municipal de Governo, após três anos da concessão do…

1 dia ago

Banco Central libera resgate automático de Valores a Receber a partir desta terça

Medida é voltada à recuperação de dinheiro esquecido em instituições

1 dia ago