Uncategorized

Publicado o edital para construção da primeira etapa da Barragem do Ribeirão Piraí

O edital para a construção da primeira etapa da Barragem do Ribeirão Piraí foi publicado, na última quarta-feira (30/11), nos sites do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Indaiatuba e do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (Conirpi). A expectativa é que a obra comece a sair do papel, em 2023.

A água que será armazenada pela Barragem do Rio Piraí irá atender os municípios de Indaiatuba, Itu, Salto e Cabreúva, regularizando a vazão do manancial e garantindo sua captação durante o ano todo, inclusive, nos períodos de estiagem. A obra conta com recursos financeiros dos quatro municípios e dos governos Federal e Estadual.

“Como presidente do Conirpi, fico muito feliz em anunciar mais essa boa notícia, que beneficia o abastecimento de Indaiatuba, Salto, Itu e Cabreúva, visando o desenvolvimento da nossa região”, comemora o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar

As propostas das empresas interessadas em executar a obra devem ser protocoladas até às 9h do dia 12 de janeiro de 2023 e a abertura acontecerá no mesmo dia, a partir das 9h30.

BARRAGEM DO PIRAÍ

Na primeira etapa da Barragem do Piraí, estão previstos a construção do maciço de terra, vertedouro, escada de peixes, canal de dissipação, desvio, torre e a limpeza da área para garantir a reservação da água até as proximidades da fazenda Piraí.

Na segunda etapa, a estimativa é de iniciar a construção da adutora para Salto, estação de captação e adução e sistema de transposição de peixes, dique de contenção para a fazenda Piraí e travessia de Itu.

O maciço será construído na divisa entre os municípios de Salto e Itu, com altura de 15 metros, extensão de 415 metros, largura talude de 90 metros de base e sete metros de crista, um vertedouro labirinto e uma escada de peixes.

A represa terá capacidade de reservar 9,7 bilhões de litros de água; com extensão de 3,5 quilômetros; largura média de 450 metros e profundidade de 15 metros. Além disso, terá um espelho d´água de 1.823.960 m², área de Preservação Ambiental (APP) de 1.617.250 m², somando uma área total de 3.441.210 m². Já a travessia terá uma extensão de 370 metros e a altura de 9,5 metros e o Dique com uma extensão de 700 metros e a altura de 9,5 metros.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Protagonistas da série Unidade Básica participam de bate-papo com alunos e professores de Medicina da UniMAX em Indaiatuba

A reportagem do DROPES entrevistou o ator Caco Ciocler e a atriz Ana Petta, além…

22 minutos ago

Acafi e Rosa de Saron concorrem na 25ª edição do Grammy Latino na categoria de Música Cristã

"In Concert" é o álbum indicado ao prêmio; orquestra e banda participaram do Maio Musical…

6 horas ago

Eleitores de Indaiatuba terão transporte coletivo urbano gratuito no dia da Eleição Municipal

Os ônibus circularão com grade de horário de sábado, no dia 6 de outubro

9 horas ago

Dia da Árvore será comemorado com o plantio de 500 mudas no Centro Esportivo Rei Pelé em Indaiatuba

Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente realiza mais ações durante a semana para lembrar…

9 horas ago

Indaiatuba passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Conselho Municipal de Turismo, o Comtur, também é reconhecido pelo governo federal

9 horas ago

Semana Nacional de Trânsito: Detran-SP reforça fiscalização contra consumo de álcool entre motoristas

Operação tem objetivo de reduzir e prevenir sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica ao…

1 dia ago