Uncategorized

Publicado o edital para construção da primeira etapa da Barragem do Ribeirão Piraí

O edital para a construção da primeira etapa da Barragem do Ribeirão Piraí foi publicado, na última quarta-feira (30/11), nos sites do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Indaiatuba e do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (Conirpi). A expectativa é que a obra comece a sair do papel, em 2023.

A água que será armazenada pela Barragem do Rio Piraí irá atender os municípios de Indaiatuba, Itu, Salto e Cabreúva, regularizando a vazão do manancial e garantindo sua captação durante o ano todo, inclusive, nos períodos de estiagem. A obra conta com recursos financeiros dos quatro municípios e dos governos Federal e Estadual.

“Como presidente do Conirpi, fico muito feliz em anunciar mais essa boa notícia, que beneficia o abastecimento de Indaiatuba, Salto, Itu e Cabreúva, visando o desenvolvimento da nossa região”, comemora o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar

As propostas das empresas interessadas em executar a obra devem ser protocoladas até às 9h do dia 12 de janeiro de 2023 e a abertura acontecerá no mesmo dia, a partir das 9h30.

BARRAGEM DO PIRAÍ

Na primeira etapa da Barragem do Piraí, estão previstos a construção do maciço de terra, vertedouro, escada de peixes, canal de dissipação, desvio, torre e a limpeza da área para garantir a reservação da água até as proximidades da fazenda Piraí.

Na segunda etapa, a estimativa é de iniciar a construção da adutora para Salto, estação de captação e adução e sistema de transposição de peixes, dique de contenção para a fazenda Piraí e travessia de Itu.

O maciço será construído na divisa entre os municípios de Salto e Itu, com altura de 15 metros, extensão de 415 metros, largura talude de 90 metros de base e sete metros de crista, um vertedouro labirinto e uma escada de peixes.

A represa terá capacidade de reservar 9,7 bilhões de litros de água; com extensão de 3,5 quilômetros; largura média de 450 metros e profundidade de 15 metros. Além disso, terá um espelho d´água de 1.823.960 m², área de Preservação Ambiental (APP) de 1.617.250 m², somando uma área total de 3.441.210 m². Já a travessia terá uma extensão de 370 metros e a altura de 9,5 metros e o Dique com uma extensão de 700 metros e a altura de 9,5 metros.

Patricia Lisboa

Recent Posts

PODCAST DO DROPES: 3ª Festa da Uva e do Vinho de Videiras é o assunto do 7º episódio da Temporada “Estúdio”

Os entrevistados são Luciana dos Santos, presidente da Associação de Amigos do Bairro Videiras, e…

17 horas ago

Serviços públicos essenciais funcionam em esquema de plantão no feriado prolongado de Páscoa e de Tiradentes

Atendimento médico de urgência e emergência é feito na UPA e no pronto socorro do…

18 horas ago

PODCAST DO DROPES: Confira o 5º episódio da série sobre a Festa das Nações Unidas de Indaiatuba – Fenui 2025

A conversa é com Wagner Guenon, presidente da Comunidade Negra de Indaiatuba, a Coni

1 dia ago

Programação do Maio Musical 2025 é divulgada

Double You, Diogo Nogueira, Ultraje a Rigor, Paulo Miklos, Edson & Hudson, Tiago Iorc e…

1 dia ago

Via Colinas espera movimento de 1 milhão de veículos em estradas da região durante feriados da Páscoa e Tiradentes

Somente na SP-075 está prevista a passagem de 306 mil veículos no período

2 dias ago

PODCAST DO DROPES: Confira o 4º episódio da série sobre a Festa das Nações Unidas de Indaiatuba – Fenui 2025

A conversa é com Ney Sato, presidente da Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba

3 dias ago