INSS antecipa pagamento de aposentados e pensionistas em março (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Da Redação
A partir deste mês, cabe ao próprio Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) verificar se o segurado está vivo. Com a nova regra, o segurado não é mais obrigado a sair de casa para fazer a prova de vida.
No momento, a equipe da Previdência Social estuda os últimos detalhes para que a regulamentação da medida seja publicada. A regulamentação trará os detalhes de como o INSS fará o cruzamento de dados e de como o segurado deverá agir caso sua prova de vida não seja realizada de modo automático.
“Por enquanto, os beneficiários (aposentados e pensionistas) podem ficar tranquilos e aguardar. Não haverá bloqueios de benefícios por falta da prova de vida por enquanto”, garante o INSS, em nota.
Apesar de não ser mais obrigatório, quem preferir pode fazer a prova de vida como nos anos anteriores: indo a uma agência bancária ou usando o Meu INSS. O cidadão também pode acessar o Meu INSS ou ligar para o telefone 135 para verificar a data da última confirmação de vida feita. “É importante destacar que o beneficiário não deve procurar uma agência do INSS para fazer a prova de vida”, finaliza o órgão.
Em episódio do PodCast do Dropes, a presidente da sociedade mantenedora, Maria Paula Bannwart Amgarten,…
A conversa é com Maria Paula Bannwart Amgarten, presidente da Sociedade Escolar São Nicolau de…
Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…
Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…
O calendário de pagamento vai de 24 de abril até 8 de maio
A vítima é uma mulher, de 83 anos; ainda há 876 notificações de casos suspeitos…