Cultura

Projeto visa dar visibilidade às mulheres negras na liderança da cultura popular

Criado com o objetivo de dar visibilidade à liderança feminina dentro das manifestações populares, o evento “Por Cima do Medo, Coragem” será realizado em três datas, nas cidades de Indaiatuba (26 de março), São José dos Campos (23 de abril) e Capivari (30 de abril), com produção do grupo Filhos da Semente. Ao final, os encontros serão reunidos em um único documentário, que tem exibição prevista para maio.

O projeto será realizado por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado e Economia Criativa de São Paulo, com produção do grupo de Jongo Filhos da Semente e apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Em dez anos de trabalho ativo, o grupo Filhos da Semente levou o jongo para muitos espaços, comprovando que as manifestações populares brasileiras conversam entre si – e mais ainda, compartilham da mesma raiz. Assim, seus líderes conheceram diversas mulheres pretas, líderes de importantes comunidades.

Pensando nelas, nasceu o projeto “Por Cima do Medo, Coragem”, que tem o objetivo de dar visibilidade ao trabalho e história destas protagonistas com a troca de conhecimento, por meio de oficinas. Assim, o evento reúne o Jongo do Filhos da Semente, de Indaiatuba, o Batuque de Umbigada Paulista com a mestra D. Marta, de Capivari, e o Jongo Mistura da Raça, com Márcia Cunha, de São José dos Campos.

ENCONTROS

Os encontros terão início em Indaiatuba neste domingo, 26 de março, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) do Jardim São Conrado, localizado na Rua Jordalino Pietrobom, 1.300. A programação tem início às 10 horas, com a roda de conversa com o tema Mulheres na Cultura. O grupo Filhos da Semente abre a programação da tarde às 14h, seguido pelo Batuque de Umbigada Paulista às 16h, e o Jongo Mistura da Raça, às 17h.

O projeto segue para São José dos Campos no dia 23 de abril, no Ponto de Cultura Mistura da Raça. No dia 30 de abril, chega a Capivari, no Quintal D. Marta. Todos estes encontros serão registrados e darão origem a um documentário com o título do projeto, Por Cima do Medo, Coragem, que será exibido dia 7 de maio, às 13 horas, no CEU do Jardim São Conrado, em Indaiatuba. Todos os eventos serão gratuitos e abertos ao público.

dropes

Recent Posts

Mais Expressão e Portal Dropes confirmam parceria inédita a partir do próximo dia 11

Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…

3 horas ago

BOLETIM DO TEMPO: 4, 5 e 6 de abril de 2025

Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…

4 horas ago

Aposentados e pensionistas do INSS terão o 13º antecipado para abril e maio

O calendário de pagamento vai de 24 de abril até 8 de maio

8 horas ago

Indaiatuba confirma a quinta morte por dengue e se aproxima dos 5 mil casos da doença

A vítima é uma mulher, de 83 anos; ainda há 876 notificações de casos suspeitos…

1 dia ago

REFIS: Vereadores analisam projeto de lei do Executivo de regularização fiscal

Texto prevê dedução de até 90% do valor da multa e dos juros

1 dia ago

Aposentados da prefeitura pedem extensão de benefícios aos inativos

Comissão da Câmara vai analisar reivindicações dos servidores inativos

1 dia ago