Cultura

Projeto visa dar visibilidade às mulheres negras na liderança da cultura popular

Criado com o objetivo de dar visibilidade à liderança feminina dentro das manifestações populares, o evento “Por Cima do Medo, Coragem” será realizado em três datas, nas cidades de Indaiatuba (26 de março), São José dos Campos (23 de abril) e Capivari (30 de abril), com produção do grupo Filhos da Semente. Ao final, os encontros serão reunidos em um único documentário, que tem exibição prevista para maio.

O projeto será realizado por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado e Economia Criativa de São Paulo, com produção do grupo de Jongo Filhos da Semente e apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Em dez anos de trabalho ativo, o grupo Filhos da Semente levou o jongo para muitos espaços, comprovando que as manifestações populares brasileiras conversam entre si – e mais ainda, compartilham da mesma raiz. Assim, seus líderes conheceram diversas mulheres pretas, líderes de importantes comunidades.

Pensando nelas, nasceu o projeto “Por Cima do Medo, Coragem”, que tem o objetivo de dar visibilidade ao trabalho e história destas protagonistas com a troca de conhecimento, por meio de oficinas. Assim, o evento reúne o Jongo do Filhos da Semente, de Indaiatuba, o Batuque de Umbigada Paulista com a mestra D. Marta, de Capivari, e o Jongo Mistura da Raça, com Márcia Cunha, de São José dos Campos.

ENCONTROS

Os encontros terão início em Indaiatuba neste domingo, 26 de março, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) do Jardim São Conrado, localizado na Rua Jordalino Pietrobom, 1.300. A programação tem início às 10 horas, com a roda de conversa com o tema Mulheres na Cultura. O grupo Filhos da Semente abre a programação da tarde às 14h, seguido pelo Batuque de Umbigada Paulista às 16h, e o Jongo Mistura da Raça, às 17h.

O projeto segue para São José dos Campos no dia 23 de abril, no Ponto de Cultura Mistura da Raça. No dia 30 de abril, chega a Capivari, no Quintal D. Marta. Todos estes encontros serão registrados e darão origem a um documentário com o título do projeto, Por Cima do Medo, Coragem, que será exibido dia 7 de maio, às 13 horas, no CEU do Jardim São Conrado, em Indaiatuba. Todos os eventos serão gratuitos e abertos ao público.

dropes

Recent Posts

Acafi e Rosa de Saron concorrem na 25ª edição do Grammy Latino na categoria de Música Cristã

"In Concert" é o álbum indicado ao prêmio; orquestra e banda participaram do Maio Musical…

1 hora ago

Eleitores de Indaiatuba terão transporte coletivo urbano gratuito no dia da Eleição Municipal

Os ônibus circularão com grade de horário de sábado, no dia 6 de outubro

4 horas ago

Dia da Árvore será comemorado com o plantio de 500 mudas no Centro Esportivo Rei Pelé em Indaiatuba

Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente realiza mais ações durante a semana para lembrar…

4 horas ago

Indaiatuba passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Conselho Municipal de Turismo, o Comtur, também é reconhecido pelo governo federal

5 horas ago

Semana Nacional de Trânsito: Detran-SP reforça fiscalização contra consumo de álcool entre motoristas

Operação tem objetivo de reduzir e prevenir sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica ao…

1 dia ago

Projeto “Trem das Artes” acontece no Museu Ferroviário de Indaiatuba domingo

Feira de Artes e Artesanatos e a locomotiva a vapor são as atrações dessa edição…

1 dia ago